Desculpa esfarrapada


Tucanos cobram seriedade do governo federal no combate aos apagões no sistema elétrico

Os deputados Antonio Imbassahy (BA) e William Dib (SP) afirmaram que o governo precisa trabalhar com seriedade para trocar os equipamentos sucateados do setor elétrico, causadores de sucessivos apagões em todo o país. Segundo reportagem do ”Correio Braziliense”, fiscalização feita em 36 subestações constatou que as máquinas ultrapassadas são a principal causa do problema.

Para Imbassahy, a resposta do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de que os equipamentos novos não são compatíveis com os antigos é estarrecedora. “É uma desculpa esfarrapada essa história de parametria que o ministro acaba de inventar. É uma brincadeira. Precisamos de competência, não desse tipo de desculpa que a população não engole”, retrucou.

Play

Segundo o tucano, se a versão for correta, o Brasil continuará sofrendo com a falta de luz. “Significaria então dizer que vamos ter que aguardar a modernização de todo o sistema para ter segurança no setor elétrico nacional? Isso é uma brincadeira que não merece nenhum tipo de respeito da população”, finalizou.

William Dib lembra que o PT tanto criticou o PSDB, mas em 10 anos no poder não fez nada para melhorar o setor. Ele destaca que a presidente Dilma Rousseff foi ministra de Minas e Energia e se diz conhecedora do sistema, apesar de não tomar atitude para mudar o quadro. “A presidente repete os mesmos erros do PT. Além de não investir no setor energético, ela rompeu o contrato ao reduzir a tarifa de energia final. Isso vai dificultar ainda mais obter energia de qualidade e não sofrer os apagões”, condenou.

O jornal informa que os brasileiros ficam 18 horas por ano, em média, sem energia elétrica. Desde 2010, quando as concessionárias passaram a ser obrigadas a pagar aos consumidores compensação pelos cortes, o prejuízo foi de R$ 1,2 bilhão. O site “G1” informa que, em setembro, 6 milhões de pessoas ficaram sem energia no Nordeste e parte do Norte do país após a explosão de um reator. Em outubro, um curto-circuito em um transformador de Furnas deixou no escuro as populações das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Acre e Rondônia. Em dezembro, 12 estados ficaram sem luz.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Elza Fiúza/ABr/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *