Risco de escassez


Tucanos fazem alerta de preservação no Dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o deputado Izalci (DF) presidiu sessão solene nesta sexta-feira (22) e fez alertas sobre os cuidados que as nações devem ter com esse bem precioso. O tucano destacou a importância de evitar a poluição de lagos e rios que fornecem água à população.

“Há previsões sombrias alertando que em 2050 dois bilhões de pessoas no mundo sofrerão com a escassez dos recursos hídricos. O Brasil, a Rússia, a China e o Canadá são os países que basicamente controlam a reserva de água fresca mundial, sendo que o Brasil tem a maior reserva do planeta, 12% ds água doce do mundo. Estamos conscientes disso? Dessa enorme responsabilidade que temos perante o planeta?”, indagou. Izalci informou que 97,5% da água no mundo é salgada e apenas 2,5% é de água doce.

Play

Em discurso na quinta-feira (21), o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) afirmou que dados da Unesco apontam que de 6 a 8 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de problemas relacionados à água. A escassez do produto é um dos mais graves desafios do nosso século.

“O Projeto do Milênio (plano de ação da ONU) divulgou a existência de mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sem acesso à água potável e de 2,6 milhões sem saneamento básico completo”, lamentou. De acordo com o parlamentar, nove regiões metropolitanas no Brasil vivem em situação crítica e dependem das chuvas para fugir do desabastecimento.

O deputado ressalta que 85% do esgoto doméstico brasileiro ainda são jogados nos rios, lagos e mares sem tratamento, poluindo e contaminado os locais. “Não se trata apenas de uma questão ambiental, mas também de uma questão de saúde pública, pois a péssima estrutura de saneamento básico também cobra seu preço em forma de insalubridade”.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Gustavo Lima/ Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *