Critérios obscuros


 

Presidente do BNDES irá à Câmara explicar desvios de finalidade do banco

O deputado Carlos Roberto (SP) receberá nos próximos dias o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho para explicar aos parlamentares suspeitas de desvio de finalidade da instituição.

Apresentado pelo tucano, o convite ao presidente do BNDES foi aprovado nessa quarta-feira (20) durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. “A presença do Luciano Coutinho, bem como seus esclarecimentos, certamente contribuirá para maior transparência na atividade de fomento econômico do banco às empresas brasileiras. Espero que ele prestigie essa Casa e compareça na data prevista”, comentou o deputado.

De acordo com o tucano, a perda do foco do BNDES vem causando grande diminuição dos ganhos financeiros e prejudicando a concorrência entre as empresas brasileiras. “O desvio de finalidade do BNDES se dá a partir do momento em que um banco público de fomento deixa de priorizar financiamentos a setores chaves da economia para os quais não exista a possibilidade de crédito privado, realidade muito diferente da que assistimos hoje”, afirmou.

Para Carlos Roberto, o investimento em projetos de inovação tecnológica, como forma de fomento a atividade industrial, em baixa nos dias de hoje, deixou de ser prioridade para a instituição. “Precisamos saber quais são os critérios para o investimento em grandes grupos privados e de que forma é feita a análise de risco para tais aportes financeiros”, comentou Carlos Roberto.

A data do convite deve ser anunciada nos próximos dias pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

(Da assessoria do deputado Carlos Roberto, com alterações)

Compartilhe:
21 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *