Amaciar a realidade


Jutahy: governo federal fracassa no controle da inflação e tenta maquiar números

Em pronunciamento nesta quinta-feira (21), o deputado Jutahy Junior (BA) criticou a maquiagem dos números do Banco Central. Segundo ele, o órgão tente amaciar a realidade. “O BC comete uma fraude que irá dificultar o trabalho de analistas, acadêmicos e historiadores no futuro”, disse.

Ele destacou reportagem de “O Estado de S. Paulo” com declaração do presidente da entidade, Alexandre Tombini, sobre a dificuldade em derrubar a inflação. Na ocasião, ele disse que haveria desaceleração no segundo semestre. Em reunião do Comitê de Política Monetária, Tombini alertou que a onda de aumento de preços pode não ser temporária.

Play

Para Jutahy, a primeira reação foi mercadológica: prenúncio de aumentos na taxa de juros Selic. “Entretanto, muito mais importante foi o BC anunciar o fracasso da política de controle da inflação do governo. Com autonomia minada, o BC errou e persiste no erro de aceitar passivamente o intervencionismo populista da chefia”, comentou o tucano.

Os números revelam que o consumo desenfreado como âncora do crescimento econômico já se esgotou e deixou em situação falimentar milhares de brasileiros que atenderam aos apelos do governo para consumir. “O que não se esgota neste governo é a disposição para iludir”, completou.

Outra forma grosseira de ilusionismo, segundo o tucano, foi o pronunciamento de Dilma Rousseff em rede nacional de rádio e TV anunciando a desoneração da cesta básica. A medida foi proposta no ano passado pelo então líder do PSDB, Bruno Araújo (PE), e vetada pela presidente. “Trata-se de um oportunismo descabido diante da frouxidão da autoridade econômica do governo, que deixou o controle dos preços ao léu”, finalizou Jutahy.

 (Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *