Safra recorde


Nishimori parabeniza agricultores e questiona governo federal sobre a falta de manutenção das rodovias

O deputado Luiz Nishimori (PR) utilizou o plenário da Câmara dos Deputados para parabenizar os agricultores pela ótima estimativa de produção de safra no Brasil e lamentou a situação da infraestrutura cada vez mais precária e antiquada do país, que acaba prejudicando o escoamento da produção de milhares de produtores rurais.

No discurso, Nishimori lembrou que, mais uma vez, a previsão de uma boa safra no Brasil é recebida como ameaça de sérios problemas de armazenagem, transporte e embarque nos portos, deixando o investimento em pesquisa, em novos processos e em modernização produtiva, além do trabalho duro dos agricultores e dos produtores rurais à margem.

O parlamentar afirmou que é lastimável “que num momento tão importante de nossa história, o governo se deixe guiar unicamente pela pauta das eleições do próximo ano. É mais fácil vermos o trabalho dos marqueteiros do que um trabalho sério, realista, fruto de uma sincera análise dos cenários de estagnação com inflação e de um crescimento tão pífio, com um PIB de 0,9% no ano passado, o menor de todos os países emergentes, ou seja, países que se encontram em uma situação bem semelhante ao Brasil, menor inclusive do que o de todos os países da América Latina”.

O deputado ressaltou que esta situação não é somente deste governo. Mas lembra que é justamente agora que houve incapacidade de criar, durante todo o período, a infraestrutura necessária à estocagem e à movimentação eficiente e barata de suas colheitas.

“Pelas contas do próprio governo, os armazéns públicos e privados têm capacidade para receber até 145 milhões de toneladas de grãos. Mas o problema é certamente maior que o indicado por esse número, porque faltam armazéns adequados para as duas maiores culturas – soja, com produção prevista de 83,4 milhões de toneladas, e milho, com colheita estimada em 35,1 milhões na primeira safra e 40,9 milhões na segunda. A insuficiência e a distribuição inadequada de armazéns já encarecem o produto, porque forçam o transporte em longas distâncias, entre a zona produtora e as instalações de estocagem”, declarou Nishimori.

Além disso, ele lembrou que “o segundo grande problema é o das vias de transporte interno. Rodovias são muito mais importantes para o agronegócio no Brasil do que nos Estados Unidos e em vários outros países produtores, onde o uso de ferrovias e hidrovias é mais comum. Só isso bastaria para deixar os brasileiros em séria desvantagem. Mas, além disso, há os problemas de conservação e de qualidade das estradas no Brasil”.

O deputado também comentou sobre a dificuldade de acesso aos portos. Pesquisa recente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra que 73,1% dos agentes de transporte marítimo entrevistados afirmam que o acesso terrestre deficiente é um obstáculo grave ou muito grave ao exercício de sua atividade. Os acessos rodoviários foram descritos como inadequados por 61,3%, por causa de fatores como a travessia de área urbana, congestionamento de veículos de carga e falta de segurança, entre outros. Os acessos ferroviários foram classificados como ruins por 29,3% dos profissionais ouvidos na pesquisa, por deficiência de infraestrutura para embarque e desembarque de carga, mau estado de conservação das áreas de entrada e ainda travessia de área urbana.

Para finalizar, Nishimori resumiu parte dos entreves ao desenvolvimento brasileiro para um crescimento sustentável: “a infra-estrutura precária, problema que, juntamente com o déficit de mão de obra especializada; nosso injusto e cruel sistema tributário; a baixa capacidade de investimento público e privado e o excesso de burocracia”, pediu soluções por parte do Governo e questionou: “De que adianta o trabalhador investir, confiar, plantar e colher se não tem como escoar, armazenar e exportar sua produção?”.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara)

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18 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

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