Propaganda enganosa


Para Kaefer, veto de MP sobre desoneração da folha de pagamento prejudicaria empresas

O deputado Alfredo Kaefer  (PR) disse nesta segunda-feira (18) que o aceno do governo para o possível veto à MP que desonera a folha de pagamento de mais de 40 setores poderá prejudicar a indústria brasileira. Atividades como transporte de cargas, engenharia, arquitetura e empresas jornalísticas foram incluídas na medida provisória 582, aprovada pelo Congresso. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pretende recomendar à presidente Dilma Rousseff o veto e quer negociar os benefícios com as empresas de acordo com as disponibilidades do caixa do Tesouro.

Para Kaefer, caso o governo vete a proposta, o setor produtivo vai sofrer prejuízos. “O veto vai fazer com que algumas empresas que tenham vantagem em optar pela desoneração acabem sendo postergadas. E elas têm um custo a mais, continuando a recolher 20% de previdência sobre a folha de pagamento. Então é evidente que isso acaba prejudicando as empresas”, afirmou.

Play

O tucano disse que o governo federal usa um tanto de malandragem quando fala em desoneração da folha. Segundo o deputado, o Tesouro dá com uma mão e tira com a outra. “Enquadrar uma empresa que fatura bastante num faturamento de 1% a 2%, muitas vezes fica praticamente igual aos 20% da folha. Então eles fazem a conta e pegam setores em que a desoneração não implica muita coisa. A propaganda do governo muitas vezes é enganosa”, ressaltou.

Kaefer lembra que em 2012, apesar das isenções de alguns impostos para chamar a atenção do consumidor, o governo arrecadou muito. E isso prova que o Planalto tira de um lugar para colocar em outro. O parlamentar espera que a presidente Dilma não vete a emenda de sua autoria à MP 582 que ampliou o teto do faturamento das empresas do setor produtivo incluídas no sistema de imposto de renda de lucro presumido de R$ 42 milhões para R$ 72 milhões anuais. Kaefer informa que essa ampliação só aconteceu em 2002, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
18 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *