Só na propaganda


Imbassahy: pressão do governo petista para mudar resultado fraco do IDH é vergonhosa

O líder da Minoria no Congresso, Antonio Imbassahy (BA), lamentou a estagnação do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2012, calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O Brasil ficou em 85º lugar no ranking entre 187 países. O tucano repudiou ainda a tentativa do governo petista de questionar a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o resultado.

O bem-estar da população brasileira avançou de 0,728 para 0,730, uma elevação de 0,27%. Apesar disso, o país continua na mesma posição. O governo chegou a pressionar o Pnud para mudar os dados, alegando que as estatísticas usadas estavam defasadas, segundo o jornal “O Globo”. O órgão fez uma conta informal, mas não fez qualquer alteração oficial na lista. Para Imbassahy, o PT não muda e abusa da velha tática de enganar a população com propagandas que não correspondem com a verdade.

Play

“O PT funciona bem na propaganda. Na vida real é completamente diferente. Lamento que o IDH não tenha evoluído como deveria evoluir. Portanto, a qualificação que eu faço é essa. É um governo que fala uma coisa, mas na realidade é absolutamente diferente”, advertiu. O país ficou atrás de vizinhos da América do Sul: Chile (40º lugar), Argentina (45º), Uruguai (51º) e Peru (77º).

O parlamentar criticou a prepotência do PT de querer maquiar, ou seja, mudar os dados do relatório. “O governo quer pressionar uma organização internacional como a ONU, respeitada em todo planeta para modificar os dados. O que o governo faz internamente ao fraudar dados e anunciar coisas que não acontecem, agora quer fazer agora em nível internacional. Uma vergonha para o país”, pontuou.

O indicador que mais prejudicou o Brasil no IDH foi relativo aos anos de escolaridades esperados. A média de anos de escolaridades pulou de 7,2 anos para 7,4 anos. De acordo com o Instituto Teotônio Vilela, as melhorias que o país experimentou nos últimos anos vêm desde o início dos anos 90, baseadas em políticas implantadas pelo PSDB como o Plano Real, o Bolsa Escola e o Fundeb.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
15 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *