Novo papa


Deputados saúdam escolha de arcebispo argentino para o comando da Igreja Católica

 

Parlamentares do PSDB saudaram da tribuna da Câmara a eleição do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio para comandar a Igreja Católica Apostólica Romana. Ele é o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta a ser eleito papa.

 “Registro a minha manifestação de alegria. Ele escolheu o belíssimo nome Francisco, que representa a humildade. Com certeza irá fazer reformas importantes esperadas pela sociedade mundial, principalmente a católica, quanto às denúncias publicadas nos jornais”, destacou Cesar Colnago (ES).

Jutahy Junior (BA) diz ter ficado muito emocionado e feliz no momento do anúncio em razão do que classificou de “peculiaridade muito especial”. “Fui aluno, durante oito anos, do Colégio Antônio Vieira, dos jesuítas. E por ser o primeiro Papa jesuíta da nossa história da Igreja Católica, nos lembramos de toda vinculação, do aprendizado da companhia de Jesus”, relatou.

O parlamentar baiano diz ter absoluta convicção de que, pela primeira vez, com um Papa latino-americano, o mundo católico terá alguém que seguirá essa doutrina jesuíta da vinculação com os pobres e com aqueles que desejam e precisam da palavra de fé, da busca da solidariedade e do amor. A escolha do nome Francisco também foi celebrada pelo tucano, pois o padroeiro de Salvador, é Francisco Xavier.

Eduardo Azeredo (MG) também manifestou sua satisfação. “Foi muito bem ressaltada aqui, por Jutahy Junior, a questão da sua origem jesuíta, algo que tem tudo a ver com a história do Brasil. Os jesuítas é que começaram a cristianização do país e nós temos, portanto, muito a esperar, do ponto de vista positivo, da atuação do novo Papa”, afirmou o parlamentar do PSDB em plenário.

(Da redação/Foto: Vaticano – divulgação)

Compartilhe:
14 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *