Números preocupantes


A pedido de Macris, ministro da Saúde prestará esclarecimentos sobre aumento dos casos de dengue

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou nesta quarta-feira (13) requerimento do deputado Vanderlei Macris (SP) que convida o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a prestar esclarecimentos sobre o aumento no número de casos de dengue registrados nas sete primeiras semanas de 2013 em comparação com o mesmo período do ano passado. A audiência pública será feita em conjunto com a Comissão de Seguridade Social.

Em entrevista coletiva concedida em fevereiro, o ministro divulgou números da epidemia no Brasil. O registro demonstra o aumento do número de casos de pouco mais de 70 mil para mais de 200 mil. Apesar do crescimento alarmante de registros, na ocasião o ministro ressaltou a redução dos casos graves e de mortes, segundo lembrou o tucano.

Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostra que, em janeiro, 267 municípios apresentavam situação de risco. Ano passado, 146 estavam nesta situação. O número de municípios classificados como em nível de alerta subiu de 384 para 487. A epidemia já atinge os estados do Acre, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, conforme mostrou o jornal “O Estado de S. Paulo”.

Diante dos números divulgados, Macris espera explicações de Padilha. Macris considera a situação preocupante. “Está evidente que o governo tenta amenizar a situação alarmante tentando desviar o foco de atenção dos dados apresentados, ignorando o assustador aumento do número de casos. Trata-se de uma questão de saúde pública que deve ser tratada com a devida preocupação”, concluiu.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Compartilhe:
13 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *