Fim das barreiras


Urzeni defende abertura comercial da Venezuela, país parceiro de Roraima

O fim da era Chávez na Venezuela pode representar uma abertura para mercados parceiros do país, como o estado de Roraima. O deputado Urzeni Rocha (RR) torce pelo fim de barreiras burocráticas no comércio da região e destaca que o país vizinho é um importante consumidor de produtos roraimenses e um dos principais destinos de turistas do estado.

“Para Roraima, a Venezuela tem uma importância especial graças à nossa localização. Temos uma ligação muito próxima. Temos energia fornecida pelo país vizinho, boas estradas que ligam a todos aos grades centros venezuelanos. Nossa capital, Boa Vista, está a apenas 220km da fronteira”, destaca o parlamentar.

O deputado lamentou a morte do ex-presidente Hugo Chávez. Ele lutava contra o câncer desde 2011 e acabou falecendo na terça-feira (5). Do ponto de vista político, porém, o fim do seu governo é a possibilidade de melhorias para aquele país.

Uma abertura comercial maior da nação vizinha possibilitará que mercados como o de Roraima possam se expandir. A torcida, segundo ele, é pelo fim de barreiras burocráticas e de dificuldades. “É a esperança de momentos melhores para a região”, disse. “Nosso comércio fronteiriço é importante. Nossa produção tem os olhos voltados para o Caribe, pois não adianta querermos produzir para vender em São Paulo. Não seríamos competitivos devido à distância e ao preço do frete, por exemplo”, destaca.

Conforme ressaltou, até no turismo a parceria entre o estado da região Norte e o país vizinho é grande. Segundo ele, no último ano mais de 40 mil turistas de Roraima e do Amazonas foram à Venezuela. “Temos o país como um parceiro imprescindível para o desenvolvimento de nosso estado”, disse. O Caribe, segundo ele, é principal mercado de Roraima para o agronegócio, a pecuária e a indústria.

O tucano criticou ainda a aproximação do governo brasileiro com a ditadura chavista. Para ele, a admiração do ex-presidente Lula pelo ditador venezuelano fazia mal para a imagem do Brasil. 

(Reportagem: Djan Moreno / Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
11 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *