Descaso na educação


Izalci lamenta evasão de alunos e baixo investimento em universidades

O deputado Izalci (DF) lamentou nesta sexta-feira (8) o descaso do governo do PT com as universidades estaduais e federais. “Não há incentivo nenhum para investimento em educação. As entidades privadas, se quiserem investir em educação, são punidas. Hoje a maior tributação de todas as áreas é a da educação”, informou.

Izalci também lamentou a evasão de alunos tanto em universidades públicas quanto particulares. “Significa dizer que uma quantidade menor de pessoas está conseguindo concluir o curso, talvez em função até das dificuldades. Hoje, infelizmente, o país tem valorizado somente a quantidade, não a qualidade na educação”, criticou. De acordo com o parlamentar, em universidades federais como a de Brasília e a de São Paulo 73% dos alunos concluíram os cursos em 2001. Em 2005, o número caiu para 57%. Nas estaduais, o índice baixou de 88% para 47%. Nas faculdades privadas, a aprovação, que era de 66%, passou para 46%.

Para o tucano, a responsabilidade do ensino superior compete à União, mas o governo federal nada faz. Dados de 2011 revelam que os alunos das universidades e faculdades particulares representam 73,69%; estaduais e municipais, 10,99%; e as federais, 15,33%. O deputado disse ainda que as estaduais e municipais estão no interior e são fundamentais para o país, mas não recebem nenhum incentivo da União. Por isso, Izalci informa que vai apresentar na Câmara um projeto de lei obrigando a União a fazer um repasse de R$ 2 mil por ano a cada aluno das universidades estaduais e municipais.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
8 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *