País paralisado


Atraso em obras estruturantes mostra fragilidade da administração petista

A paralisação e o atraso de obras estruturantes mostram a fragilidade da  administração petista. Em dez anos no poder, o PT não conseguiu levar adiante empreendimentos divulgados como prioritários. A ferrovia Transnordestina e a transposição do rio São Francisco são alguns exemplos de empreendimentos que se arrastam e tiveram a previsão de entrega adiada por várias vezes. Com isso, o governo acaba gastando muito em projetos cada vez mais distantes da população.

Como alerta o jornal “O Estado de S. Paulo”, a Transnordestina terá novo adiamento. Lançada ainda no governo Lula com a promessa de entrega até o fim da gestão do petista, a obra já foi adiada para 2014. Vendo a impossibilidade de honrar a data, Dilma prorrogou o lançamento para 2015. Assim como ocorre com a transposição, a construção da via teve o custo aumentado de forma significativa. 

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Para os deputados Nilson Leitão (MT) e Antonio Imbassahy (BA), o atraso demonstra a incapacidade gerencial do PT, que não consegue concluir quase nada do que prometeu durante a campanha. Leitão critica o tratamento que o governo dá a esses empreendimentos – sem cronograma, planejamento e de forma irresponsável -, o que traz um prejuízo enorme ao país. “O PT mente. A mentira da propaganda é um estelionato eleitoral. É impressionante a irresponsabilidade petista. Acho muito difícil cumprirem esse cronograma”, disse.

Ontem, na Paraíba, Dilma prometeu a inauguração da transposição também para  2015. Ela disse que na hora da eleição se pode “fazer o diabo”, mas, como presidente, é preciso ter cautela. Na ocasião, a petista afagou parceiros, garantiu recursos, prometeu investimentos e colocou à disposição de aliados o cofre do governo federal. A informação também é do jornal “O Estado de S. Paulo”.

A promessa descumprida já virou marca do governo petista. Para Leitão, o PT perdeu a razão, a responsabilidade e o conceito de valores. “Virou poder pelo poder. Vale mentir, enganar, roubar e condenar a população. Como a propaganda é mais forte e acaba colocando no subconsciente da população que algo está sendo feito – mesmo que não esteja – o PT vai navegando nessa onda. Mas isso vai acabar porque a verdade não pode ser vencida pela mentira”, afirmou.

As obras se arrastam principalmente pelas deficiências de planejamento, acredita Imbassahy. Na sua opinião, o governo demonstra ineficiência e gera o sentimento de desperdício com o constante aumento dos orçamentos.

“No governo Lula, várias datas de inauguração de obras foram anunciadas. Agora a presidente vai e anuncia outra data. Quem pode acreditar no PT? É um governo sem credibilidade. São obras que se arrastam, ficam cada vez mais caras e a população não tem nenhuma confiança na conclusão das mesmas”, finalizou.

Exploração de riquezas

→ O valor orçado da Transnordestina era de R$ 5,4 bilhões, já revisto para R$ 6,72 bilhões, e subirá para R$ 7,5 bilhões só para a construção. Preveem-se gastos adicionais de R$ 1,5 bilhão para aquisição de material rodante (vagões e locomotivas), sem contar investimentos em oficinas e nos portos, ainda de acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”.

→ A ferrovia, que atravessa sete estados, deveria contribuir para melhorar a situação de pobreza crônica e subdesenvolvimento no interior do Nordeste, ligando-o a portos modernos como Suape e Pecém. Assim, poderia ser escoada a produção de novas fronteiras agrícolas do Piauí e do Maranhão e haveria condições econômicas para novos investimentos no semiárido, inclusive para exploração das riquezas minerais da região, como ferro e gesso.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Roberto Stuckert Filho/ Áudio: Elyvio Blower)

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5 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

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