Haja má gestão


 

Nishimori faz balanço negativo dos 10 anos do governo do PT e defende novo projeto para o país

O deputado Luiz Nishimori (PR) é taxativo: faltam avanços e sobram problemas nos dez anos de governo do PT. Para o tucano, o momento tão celebrado pelo partido da presidente Dilma nas últimas semanas deveria servir para os petistas refletirem sobre  gestões marcadas pelos escândalos de corrupção e por fracassos na economia e na melhoria da infraestrutura do país. “O Brasil precisa de um novo projeto para os próximos anos”, avalia o parlamentar.

Na opinião de Nishimori,  apesar de terem dado continuidade aos programas sociais iniciados no governo FHC, Lula e Dilma não promovem gestões ineficientes. Ao longo da década faltaram ações para atrair investimentos, fortalecer a indústria e ampliar os setores de transporte e de logística.  “Foi o nosso governo que colocou o trem nos trilhos. Na verdade eles não souberam aproveitar oportunidades”, destacou.

O tucano defendeu os programas de transferência de renda, mas apontou o erro do governo de não qualificar os cidadãos para o competitivo mercado de trabalho. “As famílias estão com um pouco mais de renda. Mas falta mão de obra nas empresas e indústrias, além do custo de vida ter aumentado. O que precisamos é de geração de empregos, com trabalhadores qualificados e salários dignos”, criticou.

Para Nishimori,  afirma que um dos maiores símbolos de fracasso do governo petista é a derrocada da economia, que registrou em 2012 avanço pífio: 0,9%. Na comparação com a média  da América Latina em 2011 e 2012 (3,8%), o Brasil ganha apenas do Paraguai. O tucano lembra que na década passada a economia mundial estava aquecida e o governo não teve ousadia para realizar reformas importantes como a tributária, que refletiria positivamente na economia.

Os retrocessos na Petrobras são, segundo ele, um exemplo dos danos provocados pelo nas estatais. “Intervenções mal sucedidas estão gerando problemas e incertezas em todo o país, fazendo ruir grandes conquistas e promessas que possuíamos”, reprovou.

 “O PT pensa somente nas eleições, não se preocupando devidamente com os pilares que o nosso país precisa para realmente se tornar uma potência. Precisamos melhorar nossa economia e a qualidade de vida. Nossa educação, saúde, segurança e infraestrutura são muito precárias”, completou o parlamentar.

PAC, exemplo da incompetência petista

Para Nishimori, impossível falar dos 10 anos de governo sem falar do Programa de Aceleração do Crescimento, marcado pela ineficiência e pela lentidão na execução dos recursos. Até 19 de janeiro último, apenas 24,4% dos R$ 73,9 bilhões disponíveis para 2012 haviam sido efetivamente pagos. Mais de 20% dos recursos autorizados para 2007 ainda nem saíram do papel.  A transposição do rio São Francisco, o maior empreendimento do programa, é um exemplo claro da incompetência: a obra teve seu orçamento praticamente dobrado e a prometida inauguração acabou adiada mais de uma vez.

 “Sabemos que o PAC foi e tem sido um fracasso. Ele não passa de lançamentos sem nada de conclusão, prova de uma administração ineficaz e que não consegue coordenar nada. É um bom programa, mas que não condiz com a realidade demonstrada pelo governo em suas propagandas”.

Escândalos de corrupção em série

Nishimori avalia que a corrupção é uma das principais marcas dos governos petistas. Segundo ele, tanto Lula quanto Dilma escolherem o PT em detrimento do Brasil, da ética e da moralidade. “Foi aí que surgiram tantas coisas que são vergonhas nacionais”. O que dizer do mensalão, que levou figuras históricas petistas a serem condenadas pelo Supremo Tribunal Federal e o troca-troca de ministros de Dilma em seu primeiro ano de mandato em virtude de denúncias de irregularidades?  – foram sete demitidos em menos 14 meses de gestão. Tudo isso sem falar nos vários órgãos federais envolvidos em irregularidades, como os Correios e DNIT, e denúncias envolvendo assessores diretos da presidência da República, como Rosemary Noronha e Erenice Guerra.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
4 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *