Enfrentamento político


Durante encontro regional do partido, Carlos Sampaio destaca papel da oposição

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), disse que 2013 é um ano de “enfrentamento político” que exige uma “oposição firme, rigorosa e vigorosa”. Em discurso inflamado para uma plateia de cerca de 400 pessoas, em encontro regional do PSDB realizado na noite de quinta-feira (28) na cidade de Valinhos (SP), Sampaio destacou a história do partido, fez duras críticas ao PT e ao governo Lula/Dilma e saudou o senador Aécio Neves (MG) como o futuro presidente do Brasil, dando uma prévia do discurso tucano para 2014.

“O PT assumiu o Brasil com duas bandeiras: a do socialismo e a da ética. A do socialismo abandonou na primeira semana. A da ética passa ao largo do PT hoje. Eles não sabem mais o que é isso”, disse, citando o Caso Mensalão, em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que envolve vários petistas. Também destacou que o PSDB não incorre no mesmo erro do PT, que não reconhece os avanços conquistados durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. “Aqui não tem narcisista. A gente reconhece o valor dos outros. Nós torcemos para o Brasil, não somos como o PT, que fala mal dos outros por falar. A nossa luta é em defesa do País”, afirmou Sampaio.

O líder da bancada tucana também ressaltou as “prioridades” que promovam o “reencontro do Parlamento com a sociedade”. “Uma delas é o fim dessa vergonha nacional que são o 14° e o 15° salários aos parlamentares. Uma coisa desnecessária, inconcebível e inexplicável. Isso faz mal à sociedade, e aquilo que faz mal à sociedade tem que fazer mal a nós, parlamentares. Aquilo que indigna a sociedade, tem que indignar a nós, parlamentares.” A proposta que põe fim ao pagamento anual dos 14º e 15º salários – uma antiga bandeira de Sampaio e do PSDB – foi aprovada nesta semana pela Câmara.

Sampaio também defendeu o fim do voto secreto no Legislativo, outra bandeira sua. “O voto secreto em todas as casas legislativas do País é outra vergonha nacional. Isso vai contra o princípio da democracia representativa e da transparência e da decência da função pública. Se eu tenho uma posição, eu tenho que externá-la à luz do dia, e não sob o manto do voto secreto. Isso é para covardes!”, afirmou.

O evento em Valinhos foi promovido pela coordenação regional do PSDB em Campinas, sob o comando de Beto Cavallaro, e também discutiu questões internas, como alterações no estatuto partidário e eleições diretas para presidentes de diretórios, além de pontos da Reforma Política, como a defesa do voto distrital. Ao final, uma carta com o conteúdo das discussões foi redigida e será encaminhada à Executiva Estadual do partido.

Além de Sampaio, participaram do encontro os também deputados Vanderlei Macris e Célia Leão, que é a presidente do diretório municipal do PSDB de Campinas. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e militantes tucanos também marcaram presença na reunião, realizada no Hotel Fonte Santa Tereza.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Divulgação)

Compartilhe:
1 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *