Solução paliativa


Térmicas: Kaefer condena uso excessivo do Tesouro para bancar falta de planejamento

O governo do PT decidiu, mais uma vez, utilizar dinheiro do Tesouro Nacional como solução paliativa a um dos problemas criados por falta de planejamento. A estratégia de dar com uma mão para o povo brasileiro e tirar com a outra se repete. De acordo com matéria do jornal Folha de S. Paulo publicada nesta terça-feira (26), a presidente Dilma Rousseff pode autorizar que os custos das distribuidoras de energia com as térmicas podem ser subsidiados integralmente. O deputado Alfredo Kaefer (PR) questiona até quando o Tesouro, que é formado por dinheiro do contribuinte, vai aguentar esses gastos.

Para o parlamentar, o ciclo vicioso do PT de utilizar em excesso recursos do Tesouro Nacional e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é temeroso. Segundo ele, é preciso estimular o mercado para que os investimentos venham daí. “Todas as soluções, agora, estão nos subsídios governamentais? Há o risco de que tudo isso, no futuro, vire inflação e interfira na estabilidade econômica implementada com tanta competência pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”, completa.

“Estamos cansados de saber que as térmicas têm um custo mais elevado do que outras fontes de energia. Mas o governo preferiu apostar na chuva, ao invés de se planejar e utilizar outros meios. Esse é um absurdo total, especialmente no Brasil, um país tão rico em recursos naturais”, observa Kaefer.

As informações da Folha mostram, ainda, que, desde o ano passado, as distribuidoras de energia avisam ao governo que não conseguirão pagar pelo uso das termoelétricas, que são muito mais caras e poluentes. O prazo para as garantias de pagamento, que se encerrava nesta semana, foi prorrogado pela presidente até 7 de março.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *