Preços em alta


Inflação em alta é resultado da incompetência petista na administração da economia, avaliam tucanos

Inflação em alta: a estabilidade ameaçada. Esse é um dos 13 fracassos do governo petista apontados pelo senador Aécio Neves (MG). “O resultado é que temos hoje inflação alta, persistentemente acima da meta, com baixíssimo crescimento. Quem mais perde são os mais pobres”, destacou o tucano, durante discurso na última quarta-feira (20). Na ocasião, ele listou os principais erros da gestão do Partido dos Trabalhadores durante os 10 anos na Presidência da República.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 0,86% em janeiro, maior variação desde abril de 2005, acumulando alta de 6,15% em 12 meses. O IPCA mede a variação de preços para as famílias com rendimento entre um e 40 salários mínimos. Na avaliação dos deputados Vanderlei Macris (SP) e Raimundo Gomes de Matos (CE), a população mais pobre é a maior prejudicada com o aumento crescente da inflação. 

Play

De acordo com Macris, os preços em alta são resultado da incompetência do Executivo federal na condução da economia. “A inflação corrói os salários mais baixos. É evidente que a população mais pobre é quem acaba pagando o preço do aumento da inflação. O governo está propiciando o aumento inflacionário em função da falta de competência no gerenciamento da economia brasileira”, criticou.

Para piorar, o Ministério da Fazenda e o Banco Central afirmaram que a inflação não deve convergir este ano para o centro da meta, de 4,5%. A previsão é que o índice fique em torno de 5,5%, segundo o ministro Guido Mantega.

Macris cobrou medidas efetivas do Planalto que garantam preços mais baixos e um poder aquisitivo alto.  Segundo ele, isso vai estimular a economia e a geração de empregos. “O próprio governo não acredita mais na possibilidade de garantir a economia no centro da meta de 4,5% e já fala em 5,5%. É lamentável”, resumiu.

Gomes de Matos, por sua vez, afirmou que o descontrole do Partido dos Trabalhadores está colocando em risco a estabilidade econômica do país, uma conquista do governo de Fernando Henrique Cardoso. “O processo inflacionário começa a ser detectado justamente pela falta de competência e compromisso do PT de levar a política a sério. Isso gera uma instabilidade muito grande para a população, principalmente para as famílias de baixa renda”, ressaltou.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *