Obra faraônica


Para Jutahy Junior, gasto com trem-bala é irresponsável diante de outras carências

O projeto do trem-bala ligando São Paulo ao Rio de Janeiro é irresponsável, afirmou o deputado Jutahy Junior (BA) em discurso nesta quinta-feira (21). Segundo ele, não existe viabilidade econômica para a obra e o Brasil tem carências mais importantes. O tucano protestou contra o governo, que já admitiu a possibilidade de tirar o empreendimento do papel com recursos públicos caso a iniciativa privada não se interesse.

Para Jutahy, não tem cabimento o governo do PT fazer essa obra faraônica. “O trem-bala é extremamente fora da realidade brasileira. Estamos com necessidades nos portos, aeroportos, ferrovias e estradas. Temos questões imensas em vários setores da infraestrutura. Fazer uma obra de mais de R$ 35 bilhões iniciais tirando dinheiro do orçamento nacional, quando o Brasil tem tantas outras carências, é algo alucinante”, afirmou.

Play

O parlamentar ressalta ainda que esse dinheiro poderia ser aproveitado na construção de metrôs em várias capitais. Jutahy argumenta que nenhum empresário de bom senso iria arriscar seu capital em um empreendimento indefensável, como tudo indica. Ele lamenta a triste história de mau uso dos recursos públicos, como os gastos já efetuados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

Segundo o deputado, nada foi executado e milhões foram gastos na segunda tentatva do governo de executar o projeto. A EPL está preparando o edital e o leilão do trem-bala deverá ocorrer em julho de 2013. Serão realizados dois leilões. Um vai escolher a empresa que fornecerá a tecnologia do veículo e quem será o operador da linha. O outro vai definir as empresas que construirão a infraestrutura para a passagem do trem, ou seja, os trilhos, estações, viadutos, túneis, etc. No ano passado foi marcado um leilão, mas nenhuma empresa apresentou proposta.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *