Tratamento hostil


Votação do pedido de proteção à blogueira é impedida por PT e partidos da base aliada

A obstrução do PT, do PMDB, do PDT e do PCdoB impediu a votação nominal do pedido de proteção policial à blogueira cubana Yoani Sánchez. O requerimento que solicita ao Ministério da Justiça garantia de segurança durante a visita da jornalista ao Brasil foi apresentado pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE). Para validar a votação, são necessários 257 deputados, mas apenas 237 deputados registraram o voto.

Na opinião do líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), a posição do PT revela que o partido tenta impedir a liberdade de expressão. "O PT é contra a liberdade de expressão", resumiu nesta quarta-feira (20). PSDB, PSD, PR, PP, DEM e PSC votaram a favor do requerimento. PT, PMDB, PSB, PDT, PCdoB e Psol, contra. O bloco PTB-PV-PPS liberou a bancada. Após a votação, PT e PMDB pediram verificação de quórum, e junto com outros partidos da base, entraram em obstrução.

O deputado lamentou a violência com que Yoani foi recebida no Brasil. “O terrorista, assassino, homicida, Cesare Battisti, que foi expurgado de outros países, foi recebido com tapete vermelho no Palácio do Planalto. Para a senhora Yoani, embaixadora na defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão, cerca-se, agride-se verbalmente e chega-se às vias de fato”, criticou. 

Segundo ele, há uma afronta aos direitos da cubana. “Eu jamais imaginei estar nesta tribuna para defender que fosse dada segurança a uma pessoa que visita este país em missão de paz, para falar de seu cotidiano, de suas aflições. Ela não veio para falar mal de Cuba, mas sim falar mal de um regime ditatorial, que impede as pessoas de se manifestarem”, destacou.

De acordo com Domingos Sávio (MG), a obstrução impediu a votação do requerimento e a garantia de segurança à cubana. “Os baderneiros vieram aqui não para exercitar a democracia, mas para agredir essa senhora. Estávamos protegendo-a e fomos empurrados, agredidos por eles. Aqui na Casa do Povo foi assim. Fora daqui como poderá ser?”, questionou.

Pelo Twitter, o deputado Nelson Marchezan Júnior (RS) também protestou. “Inacreditável. PT, PMDB, PCdoB, PSB e PDT votaram contra pedido de proteção para Yoani Sánchez. Modelo cubano, venezuelano. Acorda Brasil!”, afirmou. 

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

 
Compartilhe:
20 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *