Liberdade de expressão


Yoani Sánchez aceita convite do PSDB e virá à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira
 
A jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez acaba de confirmar, via Twitter, que virá a Câmara dos Deputados amanhã (20) para exibição do documentário "Conexão Cuba Honduras" e debate sobre a liberdade de expressão – tema do documentário do qual participa. Yoani atendeu ao convite do deputado Otavio Leite (RJ), em nome da Liderança do PSDB na Câmara. "Diante da dificuldade de conseguirmos aprovar um requerimento para realização de Comissão Geral com o mesmo fim no plenário, essa foi a saída encontrada para que Yoani venha ao Congresso trazer sua experiência na defesa da liberdade de expressão em Cuba", explicou o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP).

O convite foi feito após manifestantes ligados ao PT e ao PCdoB terem impedido a exibição do filme em Feira de Santana, na Bahia.  “Aqui no PSDB a democracia impera”, afirmou Leite. A reunião será realizada às 12h, no Plenário 1 das comissões da Câmara.

Play

O líder tucano também anunciou iniciativas para investigar a suposta parceria entre dirigentes partidários, integrantes do corpo diplomático e de pelo menos um representante da Presidência da República para tentar desqualificar a jornalista e blogueira cubana. "O monitoramento da ativista cubana é inadmissível, ainda mais com a participação de integrantes do Governo brasileiro", criticou Sampaio.

De acordo com Sampaio, são duas ações. "Já protocolamos na Mesa da Câmara requerimento de convocação para que o ministro Gilberto Carvalho preste esclarecimentos no plenário da Casa, além de representação que será protocolada amanhã no Ministério Público Federal para que sejam apurados o provável desvio de função e abuso de autoridade por parte de Carvalho e Poppi", anunciou.

De acordo com reportagem da revista "Veja", uma reunião foi realizada no último dia 6 para montar uma estratégia para desgastá-la, com a participação do coordenador-geral de Novas Mídias, Ricardo Poppi Martins, vinculado ao ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-geral da Presidência. Poppi Martins admitiu ter recebido material da embaixada de Cuba no Brasil contra a blogueira.

(Com informações das assessorias do PSDB e da Liderança do partido na Câmara / Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *