Manobras nas contas


Encontro do PSDB discutirá perigos da contabilidade criativa do governo federal

As manobras contábeis feitas pelo governo federal são o tema do evento “Contabilidade criativa: a maquiagem das contas públicas e suas consequências”, que o Instituto Teotônio Vilela (ITV), a Executiva Nacional do PSDB e as bancadas tucanas na Câmara e no Senado promovem nesta terça-feira (19), às 12 horas, em Brasília. Deputados e senadores participarão do debate que acontecerá no Espaço Renata La Porta, no Lago Sul, com a presença dos economistas Mansueto Almeida e José Roberto Afonso.

No ano passado o governo federal efetuou uma série de manobras fiscais para atingir a meta de superávit e driblar o arrefecimento da economia. Nos números oficiais, o superávit primário (receitas menos despesas sem a inclusão de juros) foi de R$ 88,5 bilhões. O resultado ficou abaixo da "meta cheia" para o ano, fixada em R$ 97 bilhões, mas não houve déficit, como o governo temia. O grande problema são as consequências que essas manobras utilizadas apenas para evitar um saldo negativo nas contas podem produzir para o país.

De acordo com estudo produzido pela consultoria Tendências, o governo também misturou diferentes tipos de crédito para mascarar o tamanho real da dívida pública brasileira.  Sem a “maquiagem”, a dívida foi de 51,2% em 2012, maior do que o registrado em 2011 e a maior elevação em seis anos. É no intuito de entender os perigos desse caminho adotado pela gestão petista que o partido promove o seminário.

Serviço
O evento ocorre no Espaço Renata La Porta (SHIS QI 9 Comércio Local s/n lt 70 bl D, Lago Sul, Brasília). Mais informações pelos telefones (61) 3303-3986 e 3323-7990.

(Reportagem: Djan Moreno)

 

Compartilhe:
18 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *