Semestralidade


Izalci critica falta de rumo na educação do DF e condição lamentável das escolas

O deputado Izalci (DF) afirmou em discurso nesta sexta-feira (15) que a educação não está entre as prioridades do Governo do Distrito Federal. Além do lamentável estado físico das escolas, o GDF não entra em acordo quanto ao sistema a ser adotado pela rede pública.

Segundo o tucano, o secretário de educação implantou, de forma antidemocrática, o sistema de ciclos e a questão da semestralidade para o ensino médio. O governador anunciou que vetará a medida, mas só na segunda-feira. Até lá, ele está viajando.

Play

“Como se admite um secretário de educação implantar uma medida totalmente inovadora de uma hora para outra, sem discussão, e somente dois dias após o início das aulas o governo anunciar que não mais haverá a semestralidade?”, questionou Izalci. Para o tucano, o mais grave é que a adoção do modelo será espontânea, ou seja, cada escola decide se quer implementá-lo.

O deputado ressaltou que existe um critério de avaliação nacional da educação: a prova do Enem. “Como pode uma mesma cidade adotar critérios diferentes, como a semestralidade. Algumas escolas vão fazê-lo e outras, não. E se o aluno tiver que mudar de escola? Então, fica muito claro que educação no Distrito Federal, não tem prioridade alguma”, reprovou.

Para Izalci, o ensino público na capital do país necessita de reformulação. Segundo ele, relatório do Tribunal de Contas apontou que 85% dos colégios do DF não estão em condições de funcionamento. “Precisamos de um planejamento para a educação. Não dá para continuar da forma como vem acontecendo, sem nenhum planejamento, sem rumo, com a discordância entre o corpo discente e o corpo docente, principalmente com relação aos professores do Distrito Federal”, cobrou.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
15 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *