Luto
PSDB lamenta morte de Fernando Lyra e destaca papel de ex-ministro na luta pela redemocratização
Em nota assinada pelo presidente nacional do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), o PSDB lamenta a morte do ex-ministro Fernando Lyra, "pessoa fundamental na luta pela redemocratização do nosso país, e que exerceu o cargo de ministro da Justiça com singular competência".
Na avaliação da legenda, são pessoas como Lyra que fazem com que possamos acreditar em um um Brasil mais justo, democrático e progressista. "Expressamos nossa solidariedade aos familiares e ao povo de Pernambuco", diz o deputado.
Ocorrida na tarde de quinta-feira (14), a morte foi provocada por falência de múltiplos órgãos. Ele estava internado no InCor desde o último dia 5, quando foi transferido do Hospital Português, do Recife. O ex-ministro apresentava insuficiência cardíaca congestiva grave, associada a uma infecção sistêmica e insuficiência renal aguda. O quadro se desenvolveu a partir de uma infecção urinária agravada pela doença no coração, que o acometia há cerca de 20 anos.
Lyra foi ministro da Justiça de março de 1985 a fevereiro de 1986. Exerceu o mandato de deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011. Antes de se internar, Fernando Lyra escrevia artigos para a revista Carta Capital.
Deixe uma resposta