Marca tucana


Minas Gerais tem posição de destaque na educação pública, ressaltam deputados

Os deputados Eduardo Barbosa (MG) e Paulo Abi-Ackel (MG) comemoraram os resultados da educação, que levaram Minas Gerais a uma posição de destaque. No programa Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia destacou números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que colocam o estado no topo do ensino público no país. Segundo os parlamentares, os bons resultados vêm de uma gestão que prioriza a educação como forma de garantir o desenvolvimento.

Em 2012, Minas conquistou os melhores resultados na avaliação do Ideb, do governo federal. Além disso, os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), divulgados na última semana, comprovam que os estudantes mineiros têm avançado. Entre 2006 e 2012, o conhecimento em língua portuguesa dos alunos do terceiro ano do Ciclo da Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) da rede estadual praticamente dobrou. No ano passado, 87,3% dos alunos do 3º ano encontravam-se no nível recomendável de proficiência em língua portuguesa.

Play

“A política educacional vem tendo um acúmulo de vários anos do governo do PSDB preocupado com a qualidade na escola, com o processo de capacitação de professores, além de uma política de gestão dos colégios que associa a meritocracia à identidade democrática com a comunidade”, destacou Barbosa. “Hoje o que temos é uma rede escolar moderna muito bem equipada com itens de informática e principalmente com uma infraestrutura de salas de aula espetacular, além das áreas de esporte”, completou Abi-Ackel.

Os parlamentares destacam que desde a gestão do senador e ex-governador Aécio Neves, os avanços começaram a surgir. “Passados dez anos de governo do PSDB, é uma satisfação muito grande verificar os resultados fantásticos obtidos por esses dois grandes governadores no tocante a melhorias de todas as taxas de qualidade do ensino em MG”, afirmou Abi-Ackel.

Para o deputado, o estado se torna modelo e exemplo para os demais. Além de ser uma marca tucana, a boa qualidade do ensino mineiro serve como contraponto a uma gestão conturbada do Ministério da Educação nos últimos anos. “Hoje o ensino em Minas tem uma nova realidade. O que nos leva a esperar um futuro promissor para os alunos da rede pública. Serão cidadãos com condições de competir no mercado de trabalho em condições de igualdade com qualquer outro que estudou em escola particular”, disse.

“Estamos num caminho que tem dado certo. Porém, não podemos nos acomodar. Temos que avançar ainda muito mais na qualidade do ensino”, defendeu Barbosa. Esse é o mesmo pensamento do governador Anastasia. Exemplo disso é o Programa de Intervenção Pedagógica, pelo qual o governo pretende, em parceria com os munícipios, investir nos últimos anos do Ensino Fundamental.

Outra importante novidade que começa a ser implantada neste ano é a destinação de um terço da carga horária do professor para trabalhos extraclasse. Das 24 horas semanais de carga horária, oito horas são dedicadas à preparação, com atividades extraclasse para permitir o aprimoramento e o rendimento do professor.

“A rede pública estadual de educação em Minas Gerais é um grande orgulho para todos os mineiros. Vamos continuar trabalhando muito na educação, pois sabemos que ela é a base para o desenvolvimento futuro de nosso estado e do Brasil”, destacou Anastasia no programa.

(Djan Moreno com informações da Agência Minas/ Foto: SES-MG/Divulgação/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
14 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *