Debatendo o Brasil
Pestana destaca papel de ciclo de debates do PSDB-MG na construção de nova agenda nacional
O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado Marcus Pestana (MG), destacou a importância da iniciativa do ciclo de debates “Minas Pensa o Brasil”, que será promovido pelo diretório mineiro da sigla ao longo de 2013. Para ele, um partido político, como instrumento de transformação da realidade, deve efetivar melhorias para a população por meio da proposição de políticas públicas eficazes e condizentes com o meio contemporâneo. “A ação política sem uma boa teoria é cega, assim como a teoria sem prática é infrutífera e estéril. Um partido político como o PSDB não se confunde com um ambiente acadêmico, mas é fundamental o debate para se iluminar a prática política”, considera.
Entendendo esse papel, o PSDB de Minas Gerais organizou um ciclo de debates que ocorrerá mensalmente com o objetivo de discutir temas e assuntos de interesse da sociedade brasileira e contribuir para a construção de uma nova agenda nacional. “A ideia é trazer atores de outros estados para um processo de intercâmbio com Minas Gerais, qualificando o partido no estado, além de deputados, futuros candidatos, lideranças políticas, simpatizantes e não filiados, promovendo um debate dentro da sociedade”, explica Pestana. O evento será aberto no próximo dia 25 com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ministrará a palestra “O Século XXI: Desafios, ameaças e oportunidades”.
“O que o ciclo visa é orientar, ser uma bússola para a ação concreta. O papel do PSDB é apresentar uma visão do mundo contemporâneo, onde serão discutidos o pós-crise global de 2008, a frágil recuperação americana, a forte dinâmica da China, a sociedade integrada por redes sociais, os traços da globalização nas relações econômicas e as repercussões que isso tem no Brasil, além das bases de projeto de futuro que o PSDB deve apresentar à sociedade. Bases que devem ancorar nosso programa visando as eleições de 2014”, aponta. O deputado adianta que o próximo palestrante já foi definido. Em março, o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), discutirá questões relacionadas ao desenvolvimento regional e sustentabilidade.
Eleições – O parlamentar também comentou as perspectivas do PSDB para as eleições de 2014. “O senador Aécio Neves já foi lançado como potencial candidato pelo próprio Fernando Henrique, pelo presidente do partido, Sérgio Guerra, por Tasso Jereissati. Ele é nosso maior líder em Minas Gerais, nesse novo ciclo. Acredito que, no momento certo, o partido saberá colocar seu time em campo. Mais importante que colocar nomes na rua, é realinhar o conteúdo programático, nossos quadros e propostas, e entusiasmar as pessoas mostrando que, com PSDB e Aécio, o Brasil pode ir muito melhor do que com Dilma e PT. Para isso, precisamos de propostas bem feitas, ousadas e criativas. O momento é de nos formalizarmos como oposição e buscarmos alternativas para viabilizar nosso projeto de nação”, completa.
(Da Agência PSDB/ Imagens: PSDB-MG e Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta