Perdendo a guerra


Para líder do PSDB, alta da inflação é preocupante e mostra descontrole do governo

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), considerou preocupante a alta da inflação em janeiro, que ficou em 0,86%. Trata-se da maior variação mensal desde abril de 2005, quando o aumento foi de 0,87%. O índice também é o maior para os meses de janeiro desde 2003, quando foi registrada alta de 2,25%. Em dezembro, a variação foi de 0,79%, segundo o IBGE.

“Vemos com extrema preocupação o aumento da inflação, que vem subindo. A inflação corrói o salário do trabalhador. Verificamos que a maior inflação está nos alimentos, essenciais para toda a população”, afirmou nesta quinta-feira (7). Os preços dos alimentos subiram 1,99%, puxando a inflação em janeiro.

Em janeiro do ano passado, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,56%. Em 12 meses, a inflação atingiu 6,15%, o maior nível em um ano e próximo do teto da meta do governo, que é de 6,5%. Para Sampaio, o governo se mostra incapaz de controlar a inflação. “Esse descontrole por parte do governo preocupa a todos nós. O Executivo federal está perdendo a guerra contra a inflação”, ressaltou Sampaio.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que considera famílias com renda de até seis salários mínimos, foi de 6,2% em 2012. O índice subiu 0,92% em janeiro, após ter registrado alta de 0,74% em dezembro.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *