Interesse da sociedade


Novo líder da Minoria, Nilson Leitão diz que discussão dos vetos presidenciais é prioridade

O novo líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), assumiu o posto nesta segunda-feira (4) e garantiu que a Liderança trabalhará unida com as bancadas do PSDB, DEM e PPS para enfrentar problemas, questionar e fiscalizar o governo. Leitão afirmou que uma das prioridades é fazer com que a Câmara cumpra a lei e seu regimento, mantendo a independência ao Planalto e ao Judiciário. Ele assume o lugar de Antonio Carlos Mendes Thame (SP), que comandava a Minoria.

Para o tucano, os deputados precisam definir uma pauta de votação de acordo com os interesses da sociedade. “Não podemos discutir qualquer assunto antes de resolver o problema dos vetos. Esse é um trabalho que faremos com toda a bancada para que a Casa obedeça de forma rigorosa o regimento e a Constituição. Só assim poderemos nos aproximar de outros assuntos, como é o caso da reforma política, do pacto federativo e tantos outros”, destacou.

Play

Leitão promete fazer uma oposição responsável e implacável contra os excessos cometidos pelo governo. “A Minoria existe nesta Casa justamente para que se tenha esse debate, uma voz daqueles que acham que podem corrigir o governo em algumas coisas, chamando a atenção para os assuntos que estão em pauta”, disse.

O líder da Minoria não concorda com o excesso de medidas provisórias enviadas pelo Planalto à Câmara. Segundo o parlamentar, isso acontece por uma falha dos deputados e senadores. “As medidas provisórias acontecem em grande parte por uma omissão do Congresso Nacional. É de obrigação do Executivo encaminhar propostas por meio de leis, não por MPs. Mas isso só vai acontecer se houver uma Casa bem presidida”, finalizou.

Natural de Cassilândia, Mato Grosso do Sul, o parlamentar é filiado, desde 1992, ao PSDB, tendo sido presidente do Diretório Municipal em Sinop/MT, vice-presidente do Diretório Estadual e atual presidente do partido no Estado de Mato Grosso. Leitão foi vereador, deputado estadual e prefeito do município de Sinop por dois mandatos. Assumiu como Deputado Federal na Legislatura 2011-2014.
 
Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle é suplente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, 1º Vice-Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e membro da Comissão de Viação e Transportes.

(Reportagem: Artur Filho com informações da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
4 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *