Eleição da Mesa


Marcio Bittar quer manter transparência e aproximar o Parlamento da sociedade

A Câmara elegeu com 437 votos o deputado Márcio Bittar (AC) para o cargo de 1º Secretário da Casa. A escolha respeitou o critério da proporcionalidade, no qual os partidos com as maiores bancadas podem indicar candidatos aos principais cargos da Mesa Diretora. O tucano teve o apoio de quase todas as legendas com representatividade na Casa e foi o único candidato ao posto. Bittar assume a vaga deixada por Eduardo Gomes (TO) com o intuito de manter a transparência e aproximar ainda mais o Parlamento da sociedade.

“Vamos manter aquilo que foi feito anteriormente e veremos o que é possível fazer para que o Parlamento seja um órgão cada vez mais transparente e próximo do cidadão”, destacou. Em janeiro, o tucano falou com 435 parlamentares dos mais diversos partidos sobre a eleição da Mesa. Segundo ele, outras siglas veem o PSDB como cumpridor de acordos políticos e respeitador de princípios.

Play

O 1º secretário é o principal responsável por cuidar de aspectos da administração e da burocracia geral da Câmara, como correspondência postal, controle de passagens aéreas, pedidos de licença, justificativa de falta e obras na Casa.

Ao lado de Bittar, foram eleitos nesta segunda feira (4) o novo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); o 1º vice-presidente, André Vargas (PT-PR);  o 2º vice-presidente, Fábio Faria (PSD-RN); o 2º secretário, Simão Sessim (PP-RJ), o 3º secretário, Mauricio Quintela Lessa (PR-AL); o 4º secretário, Biffi (PT-MS); além dos suplentes Gonzaga Patriota (PSB-PE), Wolney Queiroz (PDT-PE), Vitor Penido (DEM-PE) e Takayama (PSC-PR).

O tucano destacou a importância de respeitar as escolhas feitas pela população nas urnas e manter na Mesa Diretora a representação das maiores bancadas. Bittar irá acompanhar o trabalho da presidência para garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelo novo presidente. “A expectativa é cumprir nesse ano e no seguinte os compromissos assumidos por Henrique Alves perante a bancada”, destacou.

Antes da eleição, Henrique Eduardo Alves participou de reunião do PSDB e se comprometeu com assuntos como novos critérios para os fundos de participação de estados e municípios, votação sobre os royalties do pré-sal, liberação pelo Executivo de emendas individuais de parlamentares e relatorias de Medidas Provisórias, para que essas também sigam o critério da proporcionalidade.

Bittar afirmou que sua estadia à frente da 1ª Secretaria, conhecida como a “prefeitura da Câmara” por ser responsável pela parte administrativa da casa, será pautada pelo tripé: transparência, aproximação do Legislativo com os cidadãos e importante experiência política.

“Minha atuação é pautada por princípios republicanos. Um exemplo é que a primeira assembleia do Brasil a acabar com o voto secreto foi a do Acre por meio de projeto de lei de minha autoria”, lembrou. O tucano também foi responsável por propor na Câmara a adoção de sorteio para distribuição de gabinetes de deputados, durante o período em que o senador Aécio Neves (MG) presidiu a Casa.

“A democracia só vive se for com transparência. Sem ela, não tem democracia”, destacou o tucano, ao ressaltar que irá formar uma equipe que lhe dê segurança e uma assessoria que garanta a transparência e a probidade. O parlamentar afirmou ainda que pretende fazer com que sua legenda se sinta bem representada na Mesa Diretora em respeito à indicação e ao apoio prestado.

Biografia

O novo 1º Secretário da Câmara, deputado Márcio Bittar (AC), está em seu segundo mandato como deputado federal (a primeira vez foi entre 1999 e 2003). O tucano também foi deputado estadual do Acre entre 1995 e 1999 pelo PMDB. Na legislatura atual, é membro das comissões de Meio Ambiente e da Amazônia e Desenvolvimento Rural.

Em 2003 foi Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Integração Nacional. Já concorreu à prefeitura de Rio Branco, ao Senado e ao governo do estado do Acre.

Profissionalmente, o tucano é agropecuarista e formado em Ciências Sociais e Políticas pela Uninorte. Entre outros cursos, estudou Filosofia Política e Teoria Marxista na Rússia e Marketing Politico na Faculdade Integrada Rio Branco (FIRB).

Bittar é natural de Franca, interior de São Paulo, casado com Márcia Bittar e pai de Júlia e João Paulo. 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
4 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *