Eleição da Mesa


Deputado Márcio Bittar é o candidato oficial do PSDB para disputar a Primeira Secretaria

Durante reunião de líderes nesta sexta-feira (1º) os deputados definiram os cargos a que seus partidos irão concorrer na eleição da Mesa Diretora da Câmara. O pleito será realizado na próxima segunda-feira (4). O deputado Márcio Bittar (AC) é o candidato oficial do PSDB para disputar a 1ª Secretaria. O posto é ocupado atualmente pela legenda, a terceira maior bancada da Casa. Os cargos são definidos segundo o critério da proporcionalidade partidária.

Em votação realizada em dezembro passado, Bittar foi escolhido pela ampla maioria da bancada tucana para disputar a vaga de 1º Secretário. O parlamentar afirmou que se sente honrado com a indicação dos colegas. “Ser apresentado por esses colegas é uma coisa que me honra muito. A manutenção desse espaço, que deve se concretizar na segunda-feira, é o esforço e o trabalho de um time. Então, eu estou muito honrado de fazer parte dele”, disse. 

Play

A 1ª Secretaria é conhecida como a Prefeitura da Câmara. Se for eleito, o deputado disse que tem dois desafios pela frente. “Primeiro, ter uma equipe formada por profissionais competentes, que possam junto comigo dar garantia de proteção do ponto de vista da legalidade, da probidade, da transparência. Segundo, promover cada vez mais uma aproximação entre a Liderança do PSDB e a estrutura da 1ª Secretaria”, destacou. 

Segundo o deputado, o trabalho do líder tucano, Bruno Araújo (PE), foi essencial para chegar a um acordo com o PSD. Conforme destacou Bittar, o PSDB corria o risco de perder o posto de terceira maior bancada da Casa para o partido que ainda não disputou eleições gerais. “É preciso reconhecer a importância do líder Bruno Araújo em todo esse processo. A minha observação não é pessoal em relação ao PSD, mas para nós do PSDB corremos esse risco. E se isso não está acontecendo deve-se à habilidade e à firmeza de Bruno Araújo”, destacou. O PSD disputará a segunda vice-presidência.

Três blocos parlamentares foram registrados hoje para a eleição da Mesa Diretora. Os grupos são formados por PT-PSDB-PSD-PP-DEM; PR-PTdoB-PRP-PHS-PTC-PSL-PRTB e PTB-PV-PPS-PRB. O PMDB, o PSC e o PDT não entraram em nenhum bloco. 

→ A Mesa Diretora da Câmara tem uma série de atribuições e prerrogativas. Ela é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e também dos serviços administrativos da Casa. Os integrantes da Mesa não podem ser líderes de bancadas nem fazer parte de comissões de qualquer tipo.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *