Acordo


PSDB e PSD resolvem impasse sobre vaga na Mesa Diretora da Câmara

O PSDB e o PSD resolveram nessa quinta-feira (31) o impasse sobre a nova composição da Mesa Diretora da Casa. Os dois partidos, com 51 deputados cada, estavam empatados como a terceira maior legenda da Câmara e, pela regra da proporcionalidade, disputavam o direito de indicar o primeiro-secretário da Casa. Ficou acordado que o PSDB será o terceiro a escolher a vaga na Mesa e o PSD terá a quarta opção. Ou seja, será o quarto partido a ocupar uma vaga na Mesa da Câmara.
 
O presidente da Câmara, Marco Maia, manifestou satisfação com o acordo. Ele havia declarado que iria intervir na disputa, caso os partidos não chegassem a um consenso: "Aquilo que eu havia dito na semana passada, que nós iríamos à exaustão até chegar a um entendimento, até chegar a um acordo entre os dois partidos. A informação que eu tive hoje, tanto do PSD, quanto do PSDB é que o acordo está firmado. " Maia espera que a votação seja tranquila sem a necessidade de intervenção do Judiciário na eleição da Mesa da Câmara.
 
Os líderes partidários vão se reunir nesta sexta-feira (1), às 15 horas, para definir que partido vai ter direito a qual cargo na Mesa. O PSDB ocupa atualmente a 1ª Secretaria, apelidada de "Prefeitura da Câmara". Com a resolução do impasse, provavelmente o deputado Márcio Bittar (AC) sucederá o também tucano Eduardo Gomes (TO) à frente desse órgão da Mesa Diretora. Bittar foi indicado pela bancada tucana em dezembro na mesma reunião que elegeu Carlos Sampaio (SP) para a Liderança do partido neste ano.
 
(Da redação com Agência Câmara)
Compartilhe:
1 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *