Máfia dos pareceres


Para Macris, áudios de operação da PF entregam relação estreita entre governo e envolvidos no esquema

O deputado Vanderlei Macris (SP) classificou o conteúdo das conversas entre envolvidos na operação Porto Seguro, da Polícia Federal, como “mais uma demonstração da relação umbilical entre o governo e organizações criminosas”. O jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou os áudios de alguns dos 25.012 telefonemas captados pela PF entre a ex-chefe de gabinete da Presidência Rosemary Noronha, autoridades e outros suspeitos do esquema de compra de pareceres.

O tucano disse que o PSDB tentou começar uma investigação sobre o caso no Congresso, mas a base aliada ao governo blindou os denunciados. “É lamentável que isto esteja acontecendo. Nós denunciamos isso, estamos mostrando permanentemente esse tipo de articulação do governo com organizações criminosas. Não parece que há uma determinação do governo na solução desses problemas”, afirmou. No ano passado, a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência derrubou três requerimentos do PSDB para a convocação dos ministros Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e de Rosemary.

Play

Macris lamentou a falta de explicações do episódio por parte do ex-presidente Lula. O entendimento do deputado é de que, a exemplo do mensalão, amigos do petista estão envolvidos no escândalo. “Ele simplesmente mergulhou no silêncio, o que dá uma demonstração clara de que mais uma vez pessoas muito próximas a ele estão metidas em atos de corrupção. É lamentável que Lula não tenha dado explicações razoáveis do envolvimento de pessoas muito próximas a ele na venda de pareceres”, ressaltou.

Gravações feitas pela PF revelam diálogos entre Rosemary Noronha, Paulo Vieira (ex-diretor da Agência Nacional de Águas) e o ex-senador Gilberto Miranda. O Estadão revela que as escutas apontam conluios e troca de favores envolvendo autoridades. Durante nove meses de investigação, a PF capturou os telefonemas que mostram a desenvoltura e laços de amizades de grupo.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 janeiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *