Comoção nacional


Nelson Marchezan Júnior presta solidariedade a parentes e amigos de jovens mortos em incêndio

O deputado Nelson Marchezan Júnior (RS), presidente do PSDB-RS, foi a Santa Maria prestar apoio e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas da tragédia que sensibilizou o país no fim de semana. Na madrugada deste domingo (27), um incêndio em uma boate da cidade gaúcha causou a morte de mais de 230 jovens e deixou dezenas de feridos.

“Santa Maria está abatida pela tristeza e pelo pesar, mas também pela solidariedade. É impossível escutar cada relato e não chorar. São histórias de verdadeiros heróis que perderam a vida salvando a outros, namorados que morreram juntos tentando se salvar, outros que pediram ajuda nas redes sociais, enfim, são várias histórias emocionantes e que nos fazem repensar a vida”, relatou o deputado.

Play

De acordo com Marchezan, a solidariedade entre todos na cidade, mesmo os que não conheciam nenhuma das vítimas, é “algo bom que brota no mar de cinzas deixado pela perda desses jovens”. “Nosso papel prioritário nesse momento é iniciar um processo de ajuda para que os familiares e amigos possam superar a tristeza que ficou”, disse.

O parlamentar chamou atenção para a necessidade de adequar a legislação para casas de shows e de ampliar a fiscalização. “Tudo isso nos faz repensar as estruturas públicas. Como poderíamos evitar que isso acontecesse e lembrar quantos outros locais não têm a mesma estrutura física e não ocorreu uma tragédia ainda por não ter havido um foco de incêndio, pois se houver tudo pode se repetir, já que não há fiscalização ou projetos adequados”, alertou.

Marchezan ressalta que, assim como a casa de shows de Santa Maria, a maioria das boates tem apenas uma saída e sinalização insuficiente. “Temos que buscar uma forma de adequar a legislação e de termos uma efetiva fiscalização e fechamento dos locais que estiverem nessas situações”, afirmou.

O tucano também avisou que irá acompanhar e cobrar a punição dos que tiverem alguma responsabilidade pelo ocorrido. Seja por negligência, imperícia ou qualquer outro ato, o parlamentar afirma que é preciso a responsabilização.

Incêndio – De acordo com o “G1”, o incêndio começou por volta das 2h30 de domingo, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Testemunhas afirmam que faíscas de um equipamento conhecido como "sputnik" atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.

O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Pelo menos 101 das vítimas identificadas eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, segundo informou a instituição em sua página na internet.

O comandante do Corpo de Bombeiros da região central do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Moisés da Silva Fuch, disse que o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: divulgação Deivid Dutra / A Razão / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 janeiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *