Pacote de bondades


Para Eduardo Gomes, governo não apresentará ações objetivas em encontro com prefeitos

O deputado Eduardo Gomes (TO) disse nesta sexta-feira (25) que o governo federal não deve propor nenhuma ação efetiva durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, marcado para a próxima semana pela presidente Dilma Rousseff. Na avaliação dele, a reunião será uma perda de tempo para os prefeitos, que virão a Brasília com uma série de reinvindicações e críticas.

Segundo ele, o governo só vai renovar promessas não cumpridas já feitas em outras ocasiões. “Acho difícil que essa reunião traga alguma novidade objetiva para o dia a dia dos municípios brasileiros”, frisou. Para Gomes, a responsabilidade das prefeituras tem aumentado diante da falta de repasses de recursos que deveriam ser feitos pela União.

Play

O tucano não acredita que desta vez o governo do PT tire do papel os compromissos assumidos com os gestores locais. “Não há solução em curto prazo para o tratamento atual de sonegação de investimentos, de transferência direta para os municípios. O que existe é uma responsabilidade cada dia maior dos municípios com o aumento das demandas da sociedade e uma escassez de recursos muito grande", pontuou.

Gomes fez referência à expressão “de pires da mão" ao dizer que os prefeitos virão à Brasília “de PIB na mão", diante da isenção de IPI, que reduziu a receita das cidades. Ele argumenta que hoje os municípios sofrem com a falência absoluta pela falta de verbas provenientes do governo federal.

Reportagem do "Valor Econômico” informa que o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, disse que o encontro com Dilma na próxima semana não atenua o crescente e agudo conflito federativo entre a União e os municípios.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 janeiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *