Conscientização fundamental


Ruy Carneiro ressalta pioneirismo de João Pessoa na luta pela paz no trânsito

Um dos responsáveis pelo projeto de lei que tornou mais rígida a Lei Seca, o deputado Ruy Carneiro (PB) lembrou o dia municipal pela paz no trânsito, comemorado nesta quinta-feira (24) em João Pessoa. O tucano reforçou a importância de campanhas educativas com o objetivo de conscientizar a sociedade, principalmente sobre os efeitos da mistura álcool e direção.

A data é uma homenagem à memória da defensora pública Fátima Lopes, vítima de um acidente de trânsito em 2010 em um dos cruzamentos da Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, e a todas as vítimas da violência no trânsito.

"Com as mudanças na nova Lei Seca, o Brasil deu um passo importante para reduzir os acidentes de trânsito provocados por motoristas embriagados. Além disso, defendo campanhas educativas no sentido de orientar o motorista sobre o perigo de beber e dirigir. E o despertar dessa nova mentalidade começa na escola, na educação das crianças e dos jovens", sublinhou Ruy.

O dia municipal pela paz no trânsito tornou-se lei através de inciativa do vereador Bruno Farias (PPS). A data será marcada por uma série de atividades, entre elas o abraço da paz na Avenida Epitácio Pessoa com a rua prefeito José Leite (local do acidente de Fátima Lopes), às 12h. Também haverá Culto Ecumênico e depoimento dos familiares das vítimas de acidentes, no Busto de Tamandaré, às 18h.

A criação de uma data no calendário oficial reforça o compromisso do município de João Pessoa com o movimento nacional pela paz no trânsito. Ele observou que a cidade sempre apresentou-se solidária as mudanças no Código de Trânsito e citou o ato público realizado em novembro de 2011, na praia de Tambaú, que ganhou repercussão nacional no Jornal Nacional da TV Globo e em outros canais de televisão. Naquela ocasião manifestantes exibiram faixas e cruzes simbolizando as vítimas do trânsito da Paraíba. Também foram expostos veículos que se envolveram em acidentes.

"Vamos continuar essa luta. O Brasil merece um trânsito onde se respeite a vida, onde álcool e direção não combinam. Isso já é realidade em vários Países do mundo, creio que chegou a hora de dar um basta nessa triste realidade que destrói famílias, que mata pessoas. O Congresso já deu uma contribuição importante, mas é preciso avançar mais", alertou.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
24 janeiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *