Onda de criminalidade


Bonifácio de Andrada diz que falta esforço do governo petista para conter a violência no país

O deputado Bonifácio de Andrada (MG) disse nesta quarta-feira (16) que nas gestões petistas não existe planejamento nem esforço para enfrentar a violência, por isso a criminalidade cresce em todo o Brasil. A ONG Contas Abertas informa que o governo da presidente Dilma investiu apenas R$ 738 milhões dos R$ 3,1 bilhões previstos para a segurança pública, ou seja, 23,8% do total. Hoje o país registra taxas de homicídios comparáveis a nações em guerra.

Para Andrada, o problema da violência tem aumentado porque o PT não faz planejamento para atacar a causa. “A situação da segurança pública em todo país é a pior possível, por falta de planejamento e for falta do governo federal agir para gastar devidamente o dinheiro que já está votado pelo Congresso Nacional em grandes somas para enfrentar a violência”, afirmou.

Play

De acordo com o tucano, o problema é a falta de competência em gerir a coisa pública. O dinheiro existe, mas o governo não consegue executar as políticas adequadamente. “Falta capacidade política. Esse governo não tem capacidade. É preciso se organizar e planejar. Se articular com os estados e com as organizações particulares para fazer um grande planejamento em defesa do povo. Mas não fazem isso”, destacou.

Segundo Andrada, o quadro da violência é crítico. O parlamentar ressalta que o cidadão se tornou refém por causa da desordem. “A situação do país é triste. Ninguém hoje tem segurança. Todas as pessoas que saem na rua correm risco”, concluiu.

Levantamento feito pelo Instituto Avante Brasil mostra que 2012 foi o ano mais violento da história do Brasil com quase 54 mil homicídios, contra 51.043 mortes em 2003, média de 28,9 para cada 100 mil habitantes.O número equivale a 4.485 mortes por mês, 147 mortes por dia, 6 mortes por hora, ou seja, uma morte a cada 9 minutos e 48 segundos.

O Brasil se mantém como o 20º país mais homicida do mundo e o terceiro da América Latina, sendo considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma zona epidêmica de violência (uma vez que ultrapassa a taxa de 10 mortes a cada 100 mil habitantes).

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
16 janeiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *