Tentativa de blindagem


Ex-presidente Lula não está livre de ser investigado pelo mensalão, alerta Bruno Araújo

O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), acredita que a denúncia de participação do ex-presidente Lula no mensalão deve ser apurada. Segundo o tucano, ninguém está livre de ser investigado, ainda mais quem ocupou cargo público. O deputado não entende a tentativa petista de blindar o ex-presidente.

Em entrevista veiculada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que o esquema do mensalão é muito maior do que aquilo que acabou sendo objeto da denúncia. Em setembro, em depoimento ao Ministério Público Federal, o publicitário Marcos Valério afirmou que Lula se beneficiou de dinheiro do mensalão para pagar despesas pessoais no início de 2003.

Play

Para Bruno Araújo, o suposto envolvimento de Lula com o esquema deve ser investigado. “É muito importante para a sociedade brasileira que as coisas se esclareçam. Então esse movimento do procurador Roberto Gurgel com as manifestações levadas pelo senhor Marcos Valério merece sim o devido tratamento, a investigação. E se a cabo houver elemento suficiente para uma denúncia e um processo, que seja dado seguimento, que se faça como se estabeleceu com o julgamento do mensalão, que tem uma simbologia. A partir de agora, temos um marco com a compreensão de que qualquer autoridade, por mais importante que seja, chega a um julgamento por parte das instituições”, destacou.

Araújo diz não entender o comportamento do PT em blindar o ex-presidente. De acordo com o tucano, Lula não é inimputável. “Essa blindagem do PT nada mais é do que o mesmo movimento que negou o mensalão, de um partido que até agora homenageia e faz atos de agravo àqueles que foram condenados por crimes. E isso joga por terra o resto do que sobrou da luta do PT ao longo do tempo pela redemocratização”, finalizou.

Para petistas, a acusação contra Lula é absurda e Marcos Valério tenta criar um fato político para amenizar a sua condenação. Em fevereiro, aniversário de 33 anos do PT, o partido pretende fazer um ato político na Câmara dos Deputados em defesa de Lula.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áuio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
10 janeiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *