Maquiagem nos números


PSDB pede convocação de ministros para explicar manipulação nas contas do governo

O PSDB na Câmara protocolou nesta terça-feira (8), na Comissão Representativa do Congresso, requerimento de convocação dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. O pedido é para que eles expliquem as manobras contábeis usadas pelo governo federal para aumentar receitas e cumprir a meta fiscal em 2012. O documento foi apresentado pelo líder eleito para comandar a bancada tucana a partir de fevereiro, Carlos Sampaio (SP). O deputado é titular na comissão.

De acordo com o parlamentar, o superávit primário é fruto de manipulação. A maquiagem nas contas públicas traz consequências drásticas para a economia do país, como a desconfiança nos investidores, segundo Sampaio. “As finanças públicas não são tratadas de foram séria e transparente. Isso gera no investidor um sentimento de desconfiança, que deixa de investir. Uma economia em que não há investimento é uma economia que não cresce”, declarou, durante entrevista coletiva.

Play

Conforme destacou, diante da relevância do tema, a convocação dos ministros é urgente. “É evidente que o assunto é sério e demanda uma explicação imediata. Temos que voltar nossos olhos para esse tema e é para já. Não podemos aguardar o retorno do recesso parlamentar”, disse. “Se não existe manobra ou maquiagem, que o governo dê essas explicações à Comissão Representativa. Não há porque se negar a dar esclarecimentos sobre algo que interfere diretamente na economia, na vida do brasileiro. É importantíssimo que essa informação seja prestada durante o recesso”, acrescentou.

A vinda dos ministros ao Congresso depende da aprovação do requerimento pela maioria dos membros do colegiado. Sampaio lembrou que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), já convocou a Comissão Representativa durante o recesso em outras ocasiões, “quando o assunto era grave e urgente”. “Há precedentes nesse sentido. Aí a importância desse requerimento”, explicou.

O superávit é a economia feita pelo setor público para o pagamento de juros da dívida. A maquiagem na contabilidade do governo chegou a R$ 200 bilhões no ano passado, sobretudo devido ao reforço no caixa dos bancos públicos, conforme destacou o jornal “O Globo”. Sem esse artifício, as despesas chegariam a R$ 1 trilhão.

 

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio e Vídeo: Hélio Ricardo)

Carlos Sampaio cobra explicações de ministros sobre maquiagem nas contas do governo from PSDB na Câmara on Vimeo.

Compartilhe:
8 janeiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *