Investimento parado


Para tucanos, incompetência do governo petista emperra projeto espacial brasileiro

Os deputados Dudimar Paxiuba (PA) e Izalci (DF) disseram nesta terça-feira (8) que a incompetência e a falta de gestão do governo do PT emperram o projeto de lançamento comercial de satélites. Matéria do jornal “O Globo” informa que, após gastar R$ 391,5 milhões nos últimos seis anos, o governo federal concluiu que o risco de o negócio fracassar é alto. A reportagem revela que a situação é tão crítica que o Planalto revisou silenciosamente o objetivo da iniciativa.

Para Paxiuba, essa falha acontece porque o governo não tem preocupação com projetos estratégicos para o setor tecnológico. “Essa arrogância aliada à incompetência em gerir esses projetos faz com que eles fiquem emperrados. Gastam milhões, mas absolutamente nada chega ao final a contento. Certamente o governo deveria cumprir a sua obrigação e o seu dever, principalmente num projeto que envolve uma gama de recursos tão considerável como é o caso do projeto espacial brasileiro”, afirmou.

Play

O deputado Izalci acredita que o problema é a falta de planejamento. “Falta no governo gestão de qualidade. E na área de Ciência e Tecnologia é mais grave ainda. Os projetos não são bem analisados, começa-se a execução sem concluir o planejamento. Isso acaba comprometendo a credibilidade do governo em relação aos mercados interno e externo”, finalizou.

Em 2006, o Brasil assinou um tratado com a Ucrânia prevendo a criação da Alcântara Cyclone Space (ACS). A entrada no mercado internacional de lançamento de satélites renderia aos dois países US$ 50 milhões por lançamento. O primeiro lançamento de satélite estava previsto para 2010, agora passou para 2014.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
8 janeiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *