Prejuízo ao país


 

Criação de estatais que não se sustentam é irresponsabilidade, diz Jutahy

A criação de empresas estatais que teve início no primeiro ano da gestão petista reflete a incompetência e o descaso do partido com o dinheiro público. De acordo com reportagem publicada na edição desta segunda-feira (7) do jornal "Folha de S. Paulo", das dez empresas concebidas desde o comando do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, só uma tem perspectiva de operar de forma independente, sem depender da União.

Além disso, a geração de receitas dessas empresas é praticamente nula e a capacidade de financiar seus próprios investimentos e operações, quase não existe. O deputado Jutahy Junior (BA) alerta para o tamanho do prejuízo causado por esse tipo de iniciativa.

“Está nítido que o governo Dilma aprofunda a visão intervencionista e estatizante em vários setores da nossa economia. Criar empresas estatais ineficientes e deficitárias tem a marca mais visível dos desvios econômicos praticados”, diz. “Há pouco menos de um mês a presidente instituiu outra, dessa vez para o setor aéreo. Isso sem falar na irresponsabilidade de formar uma empresa para construir o projeto alucinado do trem bala com dinheiro público”, completa.

Até o momento, apenas a Hemobrás, fundada em 2004 para fabricar e vender medicamentos derivados do sangue, começa a demonstrar resultados para funcionar sem recorrer aos cofres públicos.

A reportagem da Folha mostra que “as demais ou não saíram do papel ou são mantidas com recursos da arrecadação de tributos como uma repartição pública”.

(Da Agência PSDB/ Foto: George Gianni – PSDB)

Compartilhe:
7 janeiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *