Despesas sigilosas


Marco Tebaldi cobra transparência em gastos do Planalto com cartões corporativos

O deputado Marco Tebaldi (SC) disse nesta segunda-feira (7) que o governo federal precisa divulgar com clareza os gastos com os mais de 13 mil cartões corporativos. O jornal “O Estado de S. Paulo” informa que quase metade dos gastos (46,2%) com cartões foi mantida em sigilo em 2012. Os portadores consumiram, de forma sigilosa, R$ 21,3 milhões do total de R$ 46,1 milhões pago. A maioria das despesas é de compras e saques da Presidência da República.

Para Tebaldi, a população não aguenta mais tanto descaso do PT com o dinheiro público. “Primeiro que isso é uma vergonha para o povo brasileiro. Povo que paga impostos e corre no dia a dia para pagar suas contas. O governo, além de fazer essa gastança toda, quer esconder da população”, afirmou.

Play

De acordo com Tebaldi, o discurso da presidente Dilma sobre transparência não passa de balela. “É conversa fiada. Aquilo é só para dizer uma coisa, mas fazem outra. É totalmente diferente”, criticou.

Segundo o tucano, o governo deve ser transparente com os gastos dos cartões corporativos. “A população deseja mais transparência, ética e moral. Vemos que o governo dá esse exemplo de esconder. Primeiro, gasta demais, depois tenta esconder aquilo que fez. Por isso que nós da oposição queremos cobrar mais transparência do governo federal, especialmente da presidente Dilma”, finalizou.

O Estadão destaca ainda que o sigilo nas contas dos mais de 13 mil cartões corporativos e a demora na publicação dos dados vai na contramão da Lei de Acesso à Informação e do compromisso assinado pela presidente Dilma de implantação do projeto Governo Aberto.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Francisco Maia)

Compartilhe:
7 janeiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *