Eleições
Desempenho nas urnas em 2012 comprova força do partido de Norte a Sul
As eleições municipais em 2012 confirmaram a força do PSDB não só como o maior partido de oposição do país, mas também como sinônimo de gestão eficiente. Grandes cidades brasileiras optaram pela legenda e escolheram os tucanos para comandá-las nos próximos quatro anos. Ao todo, 702 municípios serão administrados por prefeitos do PSDB a partir de primeiro de janeiro, quando os eleitos tomam posse. Entre eles, quatro capitais e outras 11 cidades com mais de 200 mil eleitores.
Houve crescimento significativo do partido no Norte e Nordeste. Todas as capitais que o PSDB irá administrar – Belém, Manaus, Maceió e Teresina – estão nessas regiões. O secretário-geral do partido, deputado Rodrigo de Castro (MG), avaliou esse avanço da legenda como um sinal de que o partido está indo bem.
“Isso mostra que o PSDB está no rumo certo, tem força para sensibilizar os brasileiros e apresentar uma nova proposta ao país, muito mais moderna, com mais vantagens para a população e com ética”, apontou.
Nos municípios conquistados por tucanos vivem 18,3 milhões de eleitores, de acordo levantamento do Instituto Teotônio Vilela (ITV). São 700 mil a mais do que no pleito de 2008. Inclusive cinco atuais deputados federais tucanos foram escolhidos para administrar suas cidades.
Em Maceió, Rui Palmeira (AL) se elegeu ainda em primeiro turno com 57,41% dos votos válidos. A preferência do eleitorado da capital alagoana foi tão grande que o segundo colocado obteve apenas 12,72% dos votos. Vale lembrar que o estado já é governado pelo PSDB, com Teotônio Vilela Filho. O mesmo acontece no Pará. o deputado Zenaldo Coutinho (PA), eleito no segundo turno com 56,61% dos votos válidos, estará à frente de Belém, capital do estado comandado pelo correligionário Simão Jatene.
Na segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande, o deputado Romero Rodrigues (PB) obteve 59,14%. Em Betim, cidade mais industrializada de Minas Gerais, o deputado Carlaile Pedrosa (MG) alcançou no primeiro turno a maior votação da história do município: 68,09% dos votos válidos. Em Praia Grande, no litoral paulista, Alberto Mourão (SP) saiu vitorioso também na primeira fase da disputa com 62% dos votos. Ele assumirá a prefeitura pela quarta vez.
Em Manaus o PSDB obteve uma das vitórias mais emblemáticas nesse pleito. Mesmo com a participação do ex-presidente Lula e de ataques ferrenhos do petista ao candidato tucano, Arthur Virgílio foi o escolhido pela maioria dos eleitores. Em Teresina, a eleição de Firmino Filho confirmou a preferência pelo PSDB, que havia comandado a capital até 2010.
Para o presidente nacional do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), uma parcela importante dos brasileiros reconhece no PSDB um exemplo de boa gestão e por isso optou pela administração dos tucanos. Como lembrou, várias cidades que já haviam sido administradas pelo partido voltaram a eleger um tucano.
Durante evento promovido no último dia 3/12 pelo Instituto Teotonio Vilela em Brasília, Guerra disse que o partido administrará esses municípios com a mesma competência de sempre. Segundo ele, é tempo de ouvir a sociedade e preparar um novo projeto para o Brasil em 2014. “Nós temos que construir um país novo, com novas ideias e perspectivas”, afirmou a uma plateia de cerca de 500 prefeitos.
Na ocasião, o presidente de honra do partido, Fernando Henrique Cardoso, também falou sobre as perspectivas da legenda para o futuro e da construção de um partido ainda mais forte para a disputa presidencial de 2014. Governadores de estados, deputados e senadores estiveram no evento.
Piracicaba (SP), Santos (SP), Ananindeua (PA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Pelotas (RS), Blumenau (SC), Franca (SP), Taubaté (SP) e Sorocaba (SP) são outras cidades com mais de 200 mil eleitores que também serão administradas por tucanos.
NÚMEROS
702
Prefeituras serão governadas pelo PSDB a partir de janeiro de 2013, incluindo quatro capitais.
5.252
Vereadores do partido foram eleitos em outubro.
18,3 milhões
de eleitores vivem nos municípios que serão administrados pelo PSDB.
(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta