Cidadania
Mara Gabrilli quer instalação de sinal sonoro acoplado aos semáforos para beneficiar deficiente visual
A deputada Mara Gabrilli (SP) apresentou projeto de lei na Câmara determinando a obrigatoriedade da instalação em semáforos de equipamento que emita sinal sonoro suave, intermitente e sem estridência que sirva de guia ou orientação para a travessia de pessoas com deficiência visual em vias públicas de grande circulação.
De acordo com a tucana, a falta desta comunicação é o mesmo que privar o deficiente visual do próprio direito de ir e vir, tal como a falta de guia rebaixada para um cadeirante. Para a deputada, com a instalação deste dispositivo sonoro aos deficientes visuais também serão beneficiadas crianças com até 10 anos, que ainda não desenvolveram plenamente a visão periférica, e os idosos. Segundo ela, esse grupo de pessoas é altamente suscetível a atropelamentos e acidentes de trânsito.
A parlamentar lembra que em Estocolmo, Suécia, com a implantação deste sistema reduziu-se em 80% o número de acidentes entre crianças e idosos. Mara Gabrilli critica a inércia do poder público em garantir o mínimo de dignidade, autonomia, socialização e segurança dessas pessoas. A proposta prevê que depois de aprovada no Congresso e sancionada, a lei comece a vigorar em seis meses.
(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexandra Martins – Ag. Câmara)
Deixe uma resposta