Parceria do governo


Deputados celebram entrega do Mineirão, exemplo de modernidade e boa gestão

Após dois anos e meio de obras, o estádio Mineirão, em Belo Horizonte, foi reaberto nesta sexta-feira (21) totalmente reformado e seguindo os mais modernos padrões exigidos pela FIFA. O novo estádio foi transformado numa arena multiuso e será uma das sedes dos jogos da Copa de 2014. Os deputados Eduardo Azeredo (MG) e Eduardo Barbosa (MG) comemoraram a conclusão das obras. Para eles, a entrega dentro do prazo estabelecido e o cumprimento do orçamento sem gastos adicionais são exemplos de uma parceria público-privada que deu certo em Minas Gerais.

“A entrega do Mineirão no prazo mostra a capacidade de gestão correta que impera em Minas. Assim, o preço ficou dentro do previsto e o prazo foi cumprido, sem atrasos”, avaliou Azeredo.  Ao todo, foram investidos R$ 650 milhões na reforma, que foi viabilizada por meio de uma parceria do governo do estado com a Minas Arena, empresa vencedora da licitação e que também será responsável pela manutenção e operação do estádio nos próximos 25 anos.

"Temos um exemplo de modernidade. O estádio ficou muito mais confortável e de acordo com as exigências internacionais”, comemorou o tucano, ao destacar que agora a capital mineira está pronta para sediar grandes eventos como a Copa das Confederações, já em 2013. Além disso, o deputado ressalta que o novo Mineirão se torna, a partir de agora, um espaço para eventos não só esportivos, mas culturais e de outros tipos.

“É um momento importante para o esporte, a cultura e o progresso de Minas. O fato de o Mineirão ser entregue no tempo correto mostra a capacidade de decisão e que isso é possível acontecer. Os estados onde há atrasos devem se inspirar no exemplo de Minas Gerais”, destacou.

De acordo com Barbosa, a reinauguração do Minieirão chama atenção do Brasil para a necessidade de um avanço de gestão sem preconceito de estabelecer relações com empresas idôneas, além da necessidade de fiscalizar mais as obras contratadas.

“É uma experiência de parceria público privada exitosa e mostra que quando existe seriedade nas relações do Estado com empresas privadas, em contratos claros e bem definidos e fiscalizados pelo governo, é possível fazer uma gestão pública com eficiência”, disse.

O tucano também destacou a valorização de uma área importante de Belo Horizonte com o a entrega do novo Mineirão. O estádio está inserido no Conjunto Arquitetônico da Pampulha.  Com a reforma, tem agora 62.160 assentos, além de uma esplanada de 80 mil m² do lado de fora, com capacidade para 65 mil pessoas. A entrada será feita por meio de 106 catracas de rápido acesso. Uma área de aproximadamente 10.765 m² vai abrigar 98 camarotes, totalizando 2.024 lugares, além de um restaurante panorâmico e sanitários. O estacionamento possui 2.925 vagas.

A cerimônia de inauguração será nesta sexta-feira às 16h. Além do governador Antonio Anastasia e do senador Aécio Neves (MG), que governava o estado quando as obras começaram, a presidente Dilma Rousseff e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, participarão do evento. São esperadas 20 mil pessoas para uma intensa programação cultural, que culminará em um show da banda mineira Jota Quest.

No total, 3 mil operários trabalharam na obra nos momentos de pico, entre eles 103 mulheres, 46 detentos e 82 jovens que tiveram a carteira assinada pela primeira vez. Também foram oferecidos cursos de alfabetização para os operários no canteiro de obras.

(Reportagem: Djan Moreno com informações da Agência Minas/ Foto: Alexandra Martins/ Secopa MG/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 dezembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *