Prejuízo para produtores
Domingos Sávio entrega abaixo-assinado contra importação de leite à ministra da Casa Civil
O deputado Domingos Sávio (MG) entregou nesta quinta-feira (20) um abaixo-assinado com reivindicações de produtores rurais de todo o Brasil à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Os pecuaristas reclamam da importação de leite em pó e derivados de países vizinhos em prejuízo da produção nacional. Sávio, que é presidente da Subcomissão do Leite da Comissão de Agricultura da Câmara, foi recebido pela ministra no Palácio do Planalto.
“Entregamos uma abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas de produtores rurais do Brasil inteiro protestando contra a importação absurda de leite em pó e de derivados do leite que estão destruindo a pecuária leiteira do país dia após dia”, afirmou o tucano ao deixar a Casa Civil.
A preocupação dos parlamentares que compõem a subcomissão se dá no sentido de que, com o aumento da entrada de produtos importados, a produção nacional acaba perdendo mercado e os trabalhadores têm seus empregos colocados em risco. As importações de leite em pó totalizam 93 mil toneladas, o que representa aproximadamente 19% da produção nacional. Só em novembro foram importadas 14,4 mil toneladas do produto, o maior volume dos últimos 10 anos.
“O governo brasileiro finge que não vê, e pior, tem incentivado isso, pois parece que usa o leite como moeda de troca para negociar a exportação de eletrodomésticos e automóveis para o Uruguai”, criticou o deputado do PSDB.
Segundo o tucano, a atividade leiteira envolve milhões de pessoas e o governo sabe que está prejudicando muitos brasileiros ao ignorar a situação. “Viemos trazer o abaixo-assinado e a denúncia dessa situação para que a ministra Gleisi Hoffman mostre tudo isso à presidente Dilma, para que amanhã a presidente não diga que não sabia de nada, como sempre acontece nesse país”, disse.
Segundo o tucano, a ministra se comprometeu a estudar o assunto e repassar o apelo dos produtores à Dilma. “A denúncia que fizemos é grave e esperamos que a presidente determine ao ministro Pimentel que limite a entrada de leite em pó e derivados no Brasil”, disse.
Domingos Sávio destacou que tem buscado, junto com representantes do setor e outros parlamentares, um diálogo com o governo, mas nem o Ministério da Indústria e Comércio nem o da Agricultura responderam aos apelos. Diante do comprometimento de Hoffmann, Domingos Sávio afirmou que os deputados da subcomissão devem voltar à Casa Civil no inicio do ano em busca de uma resposta.
(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: George Gianni/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta