Demora que sai caro


 

Bittar: privatizações de aeroportos são positivas, mas chegam com atraso

O deputado Márcio Bittar (AC) afirmou que as privatizações dos aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro) e Confins (Minas Gerais) são importantes, mas ressalvou que o partido critica o atraso petista na implementação. O leilão dos aeroportos fluminense e mineiro foi divulgado pelo jornal "O Globo" na edição dessa quarta-feira (19). Segundo a publicação, o governo determinará a manutenção da Infraero como sócia dos terminais, detendo 49% das ações dos aeroportos. A matéria de O Globo informa também que as concessões dos aeroportos de Recife e Salvador está programada para ocorrer em 2013.

Bittar explicou que o PSDB considera positivas iniciativas que beneficiem os cidadãos, como as privatizações dos aeroportos. “Um preconceito bobo que os petistas tinham em relação às privatizações prejudicaram, por muito tempo, a população brasileira, que ainda convive com aeroportos sucateados”, disse. O atraso, avalia, dificulta a preparação brasileira para os eventos de grande porte que acontecerão no país, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Na opinião da parlamentar, o PT “precisa ter humildade e reconhecer que as privatizações são defendidas, com clareza, pelo PSDB há anos”. Bittar relembrou casos bem-sucedidos de negociação de empresas que, após terem seu comando transferido para a iniciativa privada, incrementaram suas atividades e passaram a contribuir de maneira significativa para a economia nacional. “A Vale é o maior exemplo disso.” Ele recordou que as matrizes ideológicas do PT, manifestadas nesse caso das privatizações, também são explícitas em outras questões, como no caso da política externa. “As relações que o Brasil mantém com outros países continuam sendo pautadas por esse viés, o que não é bom para nós”.

A matéria de "O Globo" destaca também que o governo federal busca valorizar a aviação regional – e que, para isso, tenta dificultar a entrada de gigantes do setor, como Gol e TAM, na área. O tucano critica a iniciativa. “Regular as ações capitalistas não é uma boa ideia. O governo precisa deixar a lei de mercado imperar, e entrar em ação apenas para evitar a formação de oligopólios e outros problemas que prejudiquem o consumidor”, concluiu.

(Fonte: Agência PSDB)

Leia também:

Oposição vai ao aeroporto de Brasília para homenagear 1ª grande privatização do governo petista 

Compartilhe:
20 dezembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *