Educação


Em inauguração do Colégio Pedro II em Caxias, Andreia Zito é considerada madrinha da unidade

A deputada Andreia Zito (RJ) participou nesta quinta-feira (13/12) da inauguração da nova sede do Colégio Pedro II, no bairro do Centenário, Duque de Caxias, Baixada Fluminense. A construção do prédio foi possível porque a deputada conseguiu a doação do terreno da Prefeitura de Caxias e encaminhou projeto solicitando recursos ao Ministério da Educação, em 2007, quando exercia mandato de deputada estadual. Funcionando agora em novas instalações, o Pedro II, em seus 175 anos de existência no país, é um marco na história do ensino público de qualidade na região. “Estou feliz vendo esse sonho realizado”, comentou a deputada, considerada a madrinha da unidade Caxias. “Estou muito honrada”, disse emocionada.

Bastante aplaudida durante o evento, Andreia Zito foi saudada por alunos, professores e funcionários e teve o mérito de seu trabalho reconhecido por todos. Reitor do Pedro II, em 2007, o professor Wilson Choeri, um dos mais antigos na instituição, lembrou seus primeiros contatos com a deputada, ainda na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para pedir a construção da unidade em Caxias.  “Não nos importava o grupo político no qual ela atuava e sim o fato de sabermos que ela queria a unidade do Pedro II em Caxias e para isso, não mediu esforços”, comentou o então reitor.

O representante do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, agradeceu à Prefeitura a doação do terreno de 25 mil metros quadrados e destacou que o ensino é o maior legado que se pode deixar para as crianças. Ele disse que o governo federal aplicou R$ 16 milhões no projeto. A deputada fez questão de ressaltar que será sempre uma forte aliada do Ministério da Educação quando o assunto for a solicitação de verbas e projetos educacionais para o município de Duque de Caxias.

Andreia Zito lembrou também que, de acordo com o ranking de avaliação definido pelo Ministério da Educação, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2009 (Ideb), o Colégio Pedro II foi considerado o segundo melhor do País, no que se refere ao Ensino Fundamental Regular (de 5ª a 8ª série).

Também compareceram a presidente da Fundec (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais), Edite Viana; a atual reitora geral do Pedro II, Vera Maria Ferreira Rodrigues; a pró-reitora Maria Helena Soares Sampaio; o pró-reitor Gentil José Sales Machado; o diretor-geral na unidade Caxias, Oscar Halac, e o diretor da unidade Caxias, Arthur Nogueira Filho, entre outras autoridades locais e corpo técnico de diversos núcleos do Pedro II.

“Por ter percebido a importância de termos em Caxias a educação de excelência, sendo a autora do projeto, estando à frente do projeto sempre, por ser ardorosa e incansável defensora do colégio, Andreia Zito é a madrinha do Pedro II”, anunciou a reitora Vera Rodrigues, sob aplausos. Emocionada, a deputada recebeu uma placa de patrona dos formandos, que lhe foi entregue pela aluna Clarissa Barbosa da Silva Ribeiro. A parlamentar foi igualmente lembrada nos discursos por ter apresentado emendas ao Orçamento, destinando R$ 600 mil para reforçar os recursos para a construção da instituição.

O Colégio tem uma área construída de 7.600 metros quadrados com laboratórios de biologia, química e física; sala com estúdio de música, auditório para 350 lugares, refeitório, sala de desenho e arte, quadra de esporte, biblioteca, sala de leitora, entre outras. Segundo o diretor Arthur, em 2013 a unidade será aberta para cerca de 700 alunos do ensino médio, em nove turmas distribuídas em dois turnos, mas a meta é aumentar esses números nos próximos anos.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

 

 

Compartilhe:
14 dezembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *