Esquema de corrupção


Líder da Minoria aponta gravidade nas novas denúncias de Marcos Valério

O líder da Minoria, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), em discurso na Câmara dos Deputados, comentou o depoimento de Marcos Valério à Procuradoria Geral da União (PGR) apontando o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva como ator principal do mensalão.

Thame ressaltou o fato de há quase 8 anos Lula ter conseguido escapar de ser envolvido no escândalo do mensalão tanto pela CPI dos Correios quanto pelo Ministério Público e pelo Supremo Tribunal Federal como responsável pelo esquema de corrupção. “Escapou de tudo dizendo-se traído pelos seus companheiros, ficou de fora do grupo dos réus denunciados e condenados pelo Supremo. Hoje, no entanto, é alçado como principal mentor”, disse.

O líder destacou que seria irresponsabilidade prejulgar Lula, chamando-o de pai do mensalão, porém é um “absurdo monstruoso” deixar de apurar os fatos que são gravíssimos. Marcos Valério denunciou à PGR que o esquema do mensalão pagou despesas pessoais de Lula em 2003, Lula teria participado pessoalmente das operações de empréstimos dos bancos Rural e BMG e que um cheque de quase R$ 100 mil na conta de seu carregador de malas, Freud Godoy, “o mesmo do escândalo dos aloprados”, lembrou Thame.

Além dessas acusações, Valério ainda afirmou que o PT foi quem pagou e quem está pagando os honorários dos advogados que chegaram a R$ 4 milhões. Também disse que Lula e Palocci negociaram com o então presidente da Portugal Telecom a transferência de recursos ilegais para o PT.

“Outras denúncias causam espanto: a de que Luiz Marinho, agora prefeito de São Bernardo, teria negociado as facilidades para o BMG nos empréstimos consignados por meio de edição de uma medida provisória; de que Paulo Okamoto, alvo de investigações do esquema do mensalão feitas pela CPI dos Bingos, o ameaçou de morte e de que o esquema serviu para pagar supostas ameaças e chantagens em Santo André após o assassinato do prefeito Celso Daniel (PT), ocorrido em janeiro de 2002”, concluiu Thame ressaltando a importância na apuração das denúncias.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
12 dezembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *