Denúncias graves


PSDB quer ouvir Marcos Valério e defende abertura de inquérito

O PSDB e os demais partidos de oposição – DEM e PPS – anunciaram uma série de medidas para esclarecer a denúncia de Marcos Valério de que o esquema do mensalão ajudou a bancar “despesas pessoais” do ex-presidente Lula. As legendas também protocolarão uma representação junto ao Ministério Público para que seja aberta nova investigação sobre a possível participação de Lula da Silva no mensalão.

O PSDB na Câmara irá apresentar requerimentos nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle; Constituição, Justiça e Cidadania; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para que o publicitário apresente e detalhe as informações que prestou no Ministério Público Federal. No Senado, o partido também fará um convite para que o publicitário Marcos Valério deponha na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

O líder tucano na Câmara, Bruno Araújo (PE), afirmou que Marcos Valério deve esclarecer ao Brasil os fatos que denunciou ao MP. “São fatos muito graves, revelados por um personagem que atuou no coração da organização criminosa, e que precisam ser investigados de forma célere. O Brasil só irá depurar essa mancha que o mensalão causou na história recente com a investigação de todos os envolvidos no esquema, seja quem for. O país precisa virar essa página, sem deixar suspeitas sob o tapete”, disse o líder.

Play
baixe aqui

Para ITV, Lula merecia ser banido da vida política brasileira em virtude do conjunto de sua obra

“Nós esperamos que o Ministério Público possa, de fato, esclarecer o que Marcos Valério, condenado pelo STF, tem a dizer a esta altura, sobre os episódios negados por tantos ao longo dos anos, para que esses fatos sejam absolutamente esclarecidos”, afirmou.

De acordo com reportagem publicada no jornal “O Estado de S.Paulo” desta terça-feira (11), Valério disse no depoimento prestado em setembro à Procuradoria-Geral da República que o esquema do mensalão ajudou a bancar “despesas pessoais” de Lula. Em meio a uma série de acusações, também afirmou que o ex-presidente deu “ok”, em reunião dentro do Palácio do Planalto, para os empréstimos bancários que viriam a irrigar os pagamentos de deputados da base aliada.

Para o líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), as denúncias são contundentes e não podem ser ignoradas. Segundo ele, o próprio Lula deveria ser o maior interessado para que esses pontos fossem esclarecidos. “Com as denúncias de Marcos Valério ao MP, o ex-presidente se vê diretamente envolvido no caso e é alçado como seu principal mentor. A ética, a lógica e o bom senso exigem uma investigação rigorosa do MP sobre a suposta participação de Lula nesse esquema criminoso”, afirmou. “Seria irresponsabilidade de nossa parte prejulgar o ex-presidente chamando-o de pai do mensalão, mas não é o caso. É um absurdo monstruoso deixar de apurar os fatos que são gravíssimos”, acrescentou.

O deputado Carlos Sampaio (SP) acredita que as novas acusações merecem ser consideradas e apuradas. Para ele, o ex-presidente precisa se explicar. “Toda essa trama aconteceu sob as vistas de Lula, a se confirmar as denúncias de Marcos Valério. Vamos investigar tanto na Câmara quanto no Senado. Isso tudo precisa ser apurado”, afirmou.

O fato de Marcos Valério ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 40 anos de prisão e de ver outros personagens do mensalão impunes torna suas declarações ainda mais importantes, na avaliação de Vanderlei Macris (SP). “Isso é gravíssimo e não há como desconsiderar o fato de que ele foi o centro do mensalão. Uma pessoa que vai ficar todo esse tempo preso e sabe que muitos que participaram do mesmo esquema vão ficar soltos”, disse. “Essa declaração ao Ministério Público deve sim ser levada em consideração. Lula e o PT precisam enfrentar isso. A sociedade quer passar a limpo e nós vamos ajudar nessa investigação”, alertou.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes também defenderam investigações sobre as novas denúncias. “Isso aí, se procedente, é realmente grave”, declarou Aurélio à “Folha.com”.

Matéria atualizada às 21h20.

(Da redação com assessoria da Liderança/ Imagem: reprodução/ Áudio: Elyvio Blower)

Leia AQUI a reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo” sobre o tema

 

Compartilhe:
11 dezembro, 2012 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Denúncias graves”

  1. Ora… Marcos Valério sabe o que diz e não precisa inventar factóides para se livrar da condenação. Toda quadrilha tem um “poderoso chefão” e esta teve dois: O Lulalau e o Zédirceu. Está faltando ações efetivas para colocar isso a limpo. E a fortuna do Lulalau no exterior; existe ou é boato???
    A presidentA Dilma colocou as unhas de fora lá na França ao defender seu mentor… ela deveria continuar caladinha; ela deve satisfações por seus atos passados, que não foram esquecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *