“Criatura moribunda”


Desempenho pífio do PIB brasileiro é alvo de críticas da mídia internacional

O desempenho pífio do PIB brasileiro levou publicações renomadas no exterior, como a “The Economist” e a “Financial Times”, a criticar o governo Dilma, cujas ações intervencionistas provocam instabilidade e perda de confiança do empresariado. A informação é do jornal “O Globo”. Para o deputado César Colnago (ES), o resultado revela a falta de uma política econômica de desenvolvimento, o que faz com que o Brasil perca oportunidades e capacidade de competir com outros países.

A “The Economist” defendeu a demissão do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e de sua equipe. De acordo com a revista, a economia brasileira é uma “criatura moribunda” que ficou paralisada e luta para se recuperar. A matéria destacou também que o investimento teve queda nos últimos cinco trimestres, chegando a apenas 18,7% do PIB, contra 30% no Peru e 27% no Chile e na Colômbia. Colnago defende a reestruturação da equipe, já que o país não alcança os resultados esperados.

Play
baixe aqui

“Estamos entre os países que menos crescem no mundo. O governo petista tem um projeto de poder e não de país. O PIB não cresce porque as coisas no Brasil não acontecem. Não são feitas as reformas necessárias, o gasto público é cada vez maior e falta investimento. Há vários entraves”, afirmou nesta sexta-feira (7).

“A preocupação é que a própria presidente é a ‘interventora-chefe’. Mas ela insiste que é pragmática. Se for, ela deveria demitir o sr. Mantega, cujas previsões sempre otimistas causaram a perda da confiança dos investidores, e nomear uma nova equipe capaz de reconquistar a confiança nos negócios”, afirmou a revista, lembrando que o crescimento do PIB do terceiro trimestre, de 0,6%, foi a metade do previsto pelo ministro.

A alta carga tributária, a falta de qualificação de mão-de-obra e o excesso de burocracia são outros fatores que contribuem para o resultado pífio, de acordo com o deputado. “Em vez de fazer as reformas necessárias e estruturar a economia, o governo fica tapando buraco. É um desastre a falta de planejamento e de rumo para a economia nacional”, ressaltou.

Segundo o parlamentar, o que salvou o país foi o setor agrícola. A atividade sustenta o PIBinho, acrescentou. Entre 2010 e 2011, o setor representou mais de 22% do PIB. Para garantir o crescimento, Colnago defende o aumento da capacidade produtiva. “Estamos perdendo competitividade. Todos esses fatores fazem com que a competividade diminua, a produção não tenha capacidade de competir com outros países. Com isso, vamos ficando para trás”, concluiu.

A frase:

“Deveria haver uma reestruturação da equipe. Falta uma política clara de desenvolvimento. Não tendo isso, é preciso, sim, de operadores capazes de passar confiança e credibilidade. Sem isso, não tem como criar expectativa.”
Deputado César Colnago (ES)

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Antonio Cruz/ABr/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
7 dezembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *