Luto


Para tucanos, Oscar Niemeyer deixa um enorme legado à nação e à arquitetura mundial

Em nota, o PSDB lamenta o falecimento do arquiteto Oscar Niemeyer, ocorrido na noite de quarta-feira (5). “Para o partido, o Brasil perde um grande profissional, arquiteto talentoso, reconhecido em âmbito mundial. Niemeyer, sem dúvida, deixa um enorme legado à nação”, diz trecho do texto assinado pelo deputado Sérgio Guerra (PE), presidente nacional da legenda.

Segundo o tucano, ele foi um mestre da arquitetura fundamental ao país, inserindo-o no contexto global, revelando, por meio de projetos e obras de imensurável valor, os contornos modernos e ousados da capital da República, Brasília, e de outras cidades como Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro e Niterói (RJ).

Play
baixe aqui

Já o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), lamentou o falecimento e destacou a contribuição de Niemeyer para a história da arquitetura mundial. “Niemeyer é o símbolo da arquitetura moderna e do espírito inovador brasileiro. Revolucionou a concepção urbana com um jeito diferente de lidar com o concreto, quase como se fosse uma escultura”, afirmou.

Araújo destacou, em especial, a criação de Brasília. “O poeta do concreto, como era conhecido, deixa um importante legado ao mundo. E a capital federal é o seu símbolo maior, verdadeiro museu a céu aberto”, avaliou o líder, que ressaltou ainda as preocupações sociais e a defesa da liberdade de expressão – temas sempre presentes nas declarações do arquiteto. Para o deputado, “Oscar Niemeyer está na galeria de ícones nacionais, ao lado de nomes como Pelé e Tom Jobim”.

De todos os monumentos erguidos em Brasília a partir de seus projetos, ele sempre manifestou predileção por um em especial: o prédio do Congresso Nacional, tombado pelo patrimônio histórico e artístico. É onde funciona a redação do portal do “PSDB na Câmara” e dos demais veículos produzidos pela Liderança na Casa. Na sessão plenária da Câmara desta quinta-feira, houve um minuto de silêncio em memória dele.

O deputado Eduardo Azeredo (MG) ressaltou a importância do arquiteto para Minas Gerais e para o Brasil. Ele lembrou as marcas fundamentais deixadas em Belo Horizonte, como na Pampulha, por exemplo. “Ele foi o grande responsável pela beleza de Brasília, do ponto de vista arquitetônico. Niemeyer continua a sua vida ainda ligada ao meu estado, com a obra da Cidade Administrativa, recentemente inaugurada pelo Governador Aécio Neves”, afirmou.

Otavio Leite (RJ) destacou as homenagens que vários políticos brasileiros sempre fizeram a Niemeyer. Ele citou o antropólogo e ex-senador Darcy Ribeiro que sempre ressaltava a importância das obras. “Mas não tenham dúvida de que o patrimônio, o legado que ele nos deixa está em outra dimensão. Oscar Niemeyer, que viveu no Rio de Janeiro, mas é um brasileiro de marca maior, merece de todos nós o nosso respeito e a nossa admiração”, completou.

Dudimar Paxiúba (PA) comentou as honras feitas pelo povo paraense, em especial o governador Simão Jatene (PA). “À família enlutada, enviamos nossas condolências, sem antes reconhecer que o legado pelo ente querido ficará como marca indelével na paisagem dos grandes centros urbanos, inclusive na capital paraense, Belém, onde também está presente o traço arquitetônico incomparável do maior brasileiro de seu tempo.”

Pelas redes sociais, deputados do PSDB também homenagearam o arquiteto. Confira abaixo algumas manifestações:

Hoje, o mundo amanheceu mais triste. Perdemos o gênio que desenhou Brasília e marcou a arquitetura brasileira do século XX. Oscar Niemeyer deixa um legado q mescla o clássico com o inédito. Gênios não morrem, suas obras ficam para a eternidade.”
Duarte Nogueira (SP)

Morre, aos 104 anos, Oscar Niemeyer, deixando um grande vazio na arquitetura nacional e mundial!
Andreia Zito (RJ)

“Niemeyer foi quem melhor traduziu o povo brasileiro, desenhando com carinho a capital de todos os brasileiros. Fez Brasília para aqueles do interior do Brasil. Muitos discutiram sua obra. Muitos ainda vão discuti-la, mas ninguém será capaz de rejeitá-la.”
Izalci Lucas (DF)

Oscar Niemeyer, brasileiro que fez história na arquitetura mundial, morreu. A família, minha solidariedade. Niemeyer foi um gênio da arquitetura. Mas a verdadeira sabedoria está em temermos a Deus.”
João Campos (GO)

“Vai-se o grande brasileiro Oscar Niemeyer. Que deixou obras belíssimas inclusive na nossa Campina Grande.”
Romero Rodrigues (PB)

“Dos traços de Niemeyer, para mim a catedral de Brasília é o mais marcante. Acabei de passar por lá e admirá-la de novo.”
Otavio Leite (RJ)

“Niemeyer foi quem melhor traduziu o povo brasileiro,desenhando com carinho a capital de todos os brasileiros. Fez Brasília para aqueles do interior do Brasil. Muitos discutiram sua obra. Muitos ainda vão discuti-la, mas ninguém será capaz de rejeitá-la.”
Izalci (DF)

“Brasília é uma das maiores expressões do gênio da arquitetura, cuja obra reconhecida internacionalmente, é exemplo da sua vida dedicada a criar e realizar obras que vão ficar eternizadas na história. Perde o Brasil, perde a humanidade, perdemos todos! Como sempre acontece quando um gênio nos deixa!”
Eduardo Gomes (TO)

(Da redação com assessorias da Liderança e do PSDB/ Foto: George Gianni/PSDB e Alexssandro Loyola/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
6 dezembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *