Operação Porto Seguro


Comissão aprova vinda de funcionário dos Correios que teria recebido oferta de suborno

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou nesta quarta-feira (5) requerimento dos deputados Duarte Nogueira (SP) e Carlos Sampaio (SP) que pede a vinda de Jefferson Guedes, vice-presidente jurídico dos Correios, para prestar esclarecimentos sobre os fatos apurados na Operação Porto Seguro. A ação da Policia Federal teve como objetivo desarticular organização criminosa que se infiltrou em diversos órgãos federais para a obtenção de pareceres técnicos fraudulentos visando beneficiar interesses privados.

Como destaca o pedido dos tucanos, a investigação da PF mostrou que o então diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira, teria tentado subornar Jefferson Guedes para beneficiar a empresa LM Negócios Inteligentes em licitações. Ainda de acordo com o relatório, Guedes chegou a receber em seu escritório o dono da LM, Lucas Henrique Batista. O diretor dos Correios foi investigado pela PF.

Duarte Nogueira ressalta que a convocação também será importante para dar suporte às investigações em andamento. “Como há um processo nebuloso envolvendo algumas agências reguladoras e pessoas ligadas ao governo, entendemos que para o bem do interesse público seja aprovado este requerimento. Isso permitirá trazer esclarecimentos em função das noticias trazidas pela imprensa e para reforçar a operação da Policia Federal”, esclarece.

De acordo com reportagem de “O Globo”, Guedes chegou a ser, em 2008, procurador-geral da União na gestão do hoje ministro do Supremo Tribunal Federal José Antonio Dias Tofolli. Depois de dez meses no cargo, pediu demissão ao ser acusado de formação de quadrilha pela PF e pelo Ministério Público Federal em outra operação, a Perseu, que desbaratou uma rede de corrupção e fraudes ligando funcionários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Guedes se desligou da Advocacia Geral da União (AGU) para, segundo ele, evitar danos à imagem da instituição. Em 2011, ingressou no comando dos Correios.

(Reportagem: Gustavo Fernandes/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
5 dezembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *